Benetosse
Tosse
A gripe é uma infecção do sistema respiratório, causada pelo vírus da Influenza1. A OMS estima uma média de 3 a 5 milhões de casos por ano em todo mundo. Ela dura em média de 7 a 10 dias, causando febre, dores e coriza, entre outros sintomas1.
Quais são os possíveis sintomas da gripe?
Após a entrada do vírus no organismo, os primeiros sintomas da gripe costumam surgir em até 2 dias3. A duração média da infecção é de até 10 dias, com a febre alta sendo um dos sintomas iniciais. A intensidade dos sintomas também costuma ser maior nos três primeiros dias3.
Apesar das similaridades nos sintomas, gripes e resfriados são diferentes, tanto na intensidade quanto no patógeno causador da doença2.
Veja como ela se manifesta ao longo dos dias e como o nosso sistema imune promove a cura!
O vírus é contraído pelo ar ou por superfícies contaminadas4.
Período médio de incubação do vírus, antes de aparecem os primeiros sintomas da gripe4.
Começam a surgir os sintomas clássicos, como febre, garganta inflamada, coriza e as dores no corpo. A intensidade costuma ser elevada, deixando o paciente bem derrubado4,5.
Os sintomas permanecem fortes e ainda costuma ocorrer febre durante os primeiros três dias do quadro de gripe. A febre é uma resposta do sistema imunológico para combater o vírus3
Após o período inicial, as defesas do organismo podem frear o avanço da infecção. Apesar da presença do vírus no organismo, ele está sob controle e a ocorrência de febre passa a ser rara ou improvável 3,4
A intensidade dos sintomas costuma diminuir gradativamente até o fim do quadro de gripe, com o combate efetivo a presença do vírus no corpo e recuperação das áreas afetadas 2.
O que pode ser feito para a gripe passar mais rápido?
1. Faça repouso, seu corpo precisa descansar²;
2. Hidrate-se, a água é essencial para a recuperação e evita ressecamento das mucosas²;
3. Prefira uma alimentação quente e líquida, com sopas, caldos, canjas e chás²;
4. Trate os sintomas corretamente, com o auxílio de antigripais, no qual possuem tratamento antitérmico, analgésico e antialérgico¹. Siga as recomendações médicas sempre;
5. Seja paciente e cuidadoso. Não se esforce antes de estar recuperado e mantenha os hábitos de higiene em dia para não passar a gripe para outras pessoas².
6. Nossa imunidade depende de nutrientes para se manter em alta, por isso, é essencial buscar uma alimentação saudável e escolher um complexo exclusivo de vitaminas e minerais para dar aquela energia e fortalecer seu sistema imunológico no dia a dia, auxiliando sua imunidade e recuperação 7.
A gripe não tem cura¹. Uma vez que estiver gripado, deve-se tratar os sintomas e cuidar para que o organismo esteja saudável o bastante para combater o vírus. Os sintomas e a duração da gripe podem afetar cada pessoa de uma maneira, porém, siga os exemplos acima para se recuperar dos sintomas com mais facilidade².
É um medicamento voltado para combater os sintomas de gripes e resfriados, gerando alívio ao paciente
enquanto o sistema imunológico faz a sua parte para curar a infecção viral 9.
O que pode ser feito para não pegar uma gripe?
Confira nossas dicas de prevenção!
A vacina é a única forma comprovada de evitar a gripe e deve ser tomada todos os anos¹²³!
Uma alimentação nutritiva e balanceada auxilia sua imunidade. Invista no consumo de vitamina C, D, A e E, além de minerais como zinco e selênio 5.
Até mesmo atividades leves, como 30 minutos de caminhada por dia, ajuda a fortalecer a imunidade e promover o bem-estar8.
Dormir ao menos 8 horas por noite e manter uma rotina de sono relaxante é essencial para o corpo se manter saudável ⁸.
Para evitar o vírus da gripe, afaste-se de ambientes fechados, não compartilhe objetos pessoais, higienize as mãos com frequência, e evite tocar o rosto quando estiver em locais públicos⁸.
Para um diagnóstico preciso é necessário procurar um médico.
Sintomas
Febre
Dor Muscular
Calafrios
Dor de cabeça
Tosse seca
Fadiga
Congestão nasal
Dor de Garganta
Falta de ar
Coronavírus
(COVID 19)⁶
Comum
Às vezes
Às vezes
Às vezes
Às vezes
Às vezes
Às vezes
Às vezes
Comum
Influenza (Gripe)⁸
Comum
Frequente
Comum
Frequente
Frequente
Às vezes
Comum
Comum
Às vezes
Resfriado²
Raro
Às vezes
Raro
Raro
Às vezes
Comum
Frequente
Frequente
Muito Raro
1. World Health Organization. Influenza (Seasonal) [Internet]. Who.int. World Health Organization: WHO; 2018. Acesso em junho/2022;
2. Influenza (Gripe) [Internet]. Secretaria da Saúde. Acesso em junho/2022;
3. News-Medical. Types of Influenza [Internet]. News-Medical.net. 2010. Acesso em junho/2022;
4. Srivastav A, Santibanez TA, Lu P-J, Stringer MC, Dever JA, Bostwick M, et al. Preventive behaviors adults report using to avoid catching or spreading influenza, United States, 2015-16 influenza season. Gupta V, editor. PLOS ONE. 2018 Mar 30;13(3):e0195085. Acesso em junho/2022;
5. Naidu KA. Vitamin C in human health and disease is still a mystery? An overview. Nutrition Journal [Internet]. 2003 Aug 21 [cited 2019 Dec 21];2(1). Acesso em junho/2022;
6. Alkhatib A. Antiviral Functional Foods and Exercise Lifestyle Prevention of Coronavirus. Nutrients. 2020 Aug 28;12(9):2633. Acesso em junho/2022;
7. Parkin J, Cohen B. An overview of the immune system. The Lancet. 2001 Jun;357(9270):1777–89. Acesso em junho/2022;
8. Gripe (Influenza) [Internet]. Ministério da Saúde. Acesso em junho/2022;
9. Gedoor. Conselho Federal de Farmácia - Brasil - Revista: Revista Pharmacia Brasileira - Número 77 [Internet]. Cff.org.br. 2021 [cited 2022 Jun 14]. = Acesso em junho/2022.
Tosse
Antigripal
Antigripal