Benegrip®
Antigripal
Para se proteger contra substâncias tóxicas, corpos estranhos e microrganismos infecciosos, o corpo precisa de células de defesa específicas, os anticorpos. Nesse aspecto, imunidade passiva e ativa são as formas como o corpo pode adquirir essa proteção 1-3.
Em relação à imunidade ativa, o próprio organismo é responsável por produzir esses defensores, seja por meio da exposição natural a um patógeno ou da vacinação 1-3.
Por outro lado, nos exemplos de imunidade passiva, as células de defesa são obtidas de fontes externas. É o caso dos anticorpos passados das mães para os bebês durante a gestação e a amamentação, e das aplicações de imunoglobulinas e soros em tratamentos variados 1-3.
Cada um dos tipos de imunização atende a cenários específicos e, por esse motivo, é importante saber diferenciá-los. Para ajudá-lo, nesse post você encontra um guia completo sobre o tema e descobre como melhorar a imunidade de maneira prática e assertiva.
Resumo:
Conteúdos relacionados:
O sistema imunológico é o conjunto de células, órgãos e tecidos que atuam na proteção do organismo, prevenção de doenças e combate a microrganismos infecciosos, conhecidos como patógenos. Na prática, é formado por diferentes mecanismos de ação que servem para enfrentar substâncias estranhas que ameaçam a saúde, também chamadas de antígenos 4.
Para desempenhar essa função, precisamos de proteínas específicas, chamadas anticorpos ou imunoglobulinas, que são capazes de se ligar quimicamente com os antígenos e, assim, neutralizá-los 4,5.
Quando falamos em imunização, nos referimos ao processo pelo qual o corpo humano adquire essas “células de defesa especializadas” 4,5.
Em ambos os casos, o objetivo é obter anticorpos para prevenir ou combater uma ameaça à saúde, que pode se tratar de toxinas ou microrganismos infecciosos, como vírus, bactérias, fungos e parasitas 1-3.
A imunidade ativa acontece quando o sistema imunológico produz sozinho os anticorpos para eliminar determinado antígeno ou agente infeccioso. Pode ser natural ou induzida 1-3:
Ambos os tipos geram imunidade duradoura ou até mesmo para a vida inteira. Afinal, o organismo já desenvolveu memória imunológica e saberá como agir em caso de contato com certos agentes e evitar a mesma doença novamente 1-3.
A imunidade passiva, por sua vez, ocorre quando a pessoa recebe anticorpos prontos contra determinado antígeno e apresenta dois tipos 1-3:
Logo, a imunidade passiva é imediata, isto é, você recebe a imunidade após a transferência de anticorpos 2,3.
Porém, é temporária, pois não há produção de células de memória. Ao longo do tempo, a concentração de anticorpos diminui e a pessoa fica mais suscetível a desenvolver determinada doença 2,3.
Nesse contexto, cabe destacar que a imunidade passiva tem caráter mais emergencial. Por exemplo, soros aplicados para gerar anticorpos contra veneno de um animal peçonhento, como cobras e aranhas; ou doenças, como tétano e sarampo 2,3.
Leia também: Sintomas de estresse podem baixar a imunidade? Como tratar?
Na imunidade passiva natural, o organismo da mãe envia anticorpos para o bebê por meio da placenta ou do leite materno. Na artificial, usa-se o soro de imunoglobulinas para desenvolver proteção contra doenças, especialmente se houver risco de complicação e não puder sintetizar células de defesa por conta própria 2,3.
Nesse exemplo, o organismo materno é responsável por fornecer os anticorpos que o bebê precisa para prevenir problemas de saúde antes e depois do nascimento. No útero, as imunoglobulinas são provenientes da placenta 2,3.
Já na fase de amamentação, o envio de anticorpos ocorre por meio do leite materno (colostro) para chegar ao organismo infantil 2,3.
A administração de imunoglobulina humana (IG), solução de anticorpos preparada com o plasma sanguíneo de doadores comuns, é outra possibilidade.
Em geral, esse tipo de imunização é feita por aplicação intramuscular e protege por até três semanas e pode ser usada nos casos de 6:
Por outro lado, se for necessário prover doses maiores e repetidas de IG, os médicos podem sugerir a administração intravenosa. Esse exemplo de imunização é mais indicado para tratar ou prevenir infecções bacterianas e virais graves, além de distúrbios autoimunes e quadros de imunodeficiência 6.
Finalmente, há o exemplo da globulina hiperimune, uma preparação feita a partir do plasma de pessoas com altos níveis de anticorpos específicos. Normalmente, serve para atender os seguintes casos 6:
A imunidade ativa é a resposta imune do próprio corpo contra agentes infecciosos, e a passiva é a forma de receber os anticorpos prontos para estimular o sistema imunológico a combater rapidamente determinado antígeno. Enquanto a primeira gera células de memória e é duradoura, a segunda é imediata e temporária 2,3.
Veja uma tabela para compreender de forma simples qual a diferença entre imunidade passiva e ativa 2,3:
|
Característica |
Imunidade ativa |
Imunidade passiva |
|
Definição |
Produção de anticorpos pelo próprio organismo |
Recebimento de anticorpos prontos |
|
Fontes |
Exposição ao patógeno ou vacinação |
Soros, imunoglobulinas, transferência materna |
|
Tempo para desenvolver |
Demora algumas semanas |
Imediata |
|
Duração da proteção |
Longo prazo (anos ou vitalícia) |
Temporária (semanas a meses) |
|
Memória imunológica |
Desenvolve memória imunológica |
Não desenvolve memória imunológica |
|
Uso comum |
Prevenção de doenças a longo prazo, vacinação |
Tratamento de doenças agudas, proteção rápida |
Os principais sinais são infecções frequentes e prolongadas, dificuldade para cicatrizar feridas, cansaço constante, problemas digestivos e enfraquecimento de pele, cabelos e unhas. Esses sintomas surgem porque a resposta imune perde a eficácia e o corpo não consegue detectar, prevenir, neutralizar e combater antígenos de maneira adequada 4,7.
Entenda cada uma dessas queixas 4,7:
O vírus da influenza é o único causador da gripe, portanto, não é possível afirmar que a imunidade baixa dá origem ao quadro infeccioso. Porém, se as defesas do corpo estão fracas, a probabilidade de desenvolver infecções é maior. Ou seja, aumenta consideravelmente as chances de ficar gripado 4,7.
Além disso, conforme mencionado, os sintomas podem ser mais intensos e duradouros nesses casos 4,7.
Não há solução milagrosa para melhorar a imunidade e evitar a gripe. Para fortalecer as defesas do organismo, é importante adotar hábitos saudáveis para a rotina, o que inclui praticar atividades físicas regularmente, seguir uma dieta nutritiva e balanceada, manter-se hidratado e cuidar da qualidade do sono 4,7.
A prática regular de atividades físicas promove qualidade de vida, bem-estar e pode fortalecer a imunidade. Afinal, os exercícios ativam funções biológicas relacionadas ao metabolismo e síntese hormonal, componentes essenciais das barreiras de defesa do organismo 4,7.
O consumo diário de água é importante para repor os fluidos perdidos por meio do suor e das atividades biológicas essenciais. Além disso, manter o organismo hidratado é fundamental para o equilíbrio eletrolítico e manutenção dos sistemas de defesa do corpo 4,7.
Enquanto você dorme, o sistema imune repara os danos e reconstrói as barreiras de proteção contra patógenos e corpos estranhos no dia a dia 4,7.
Por esse motivo, um sono reparador, duradouro e consistente também é fundamental para evitar infecções e problemas de saúde. Nesse aspecto, as principais dicas são 4,7:
O corpo precisa de nutrientes essenciais para manter as funções biológicas básicas, inclusive para produzir células de defesa e recuperar as barreiras de proteção do sistema imune no dia a dia 4,7.
Assim, é recomendado manter uma alimentação saudável, diversificada e balanceada a fim de atender todas as demandas nutricionais do organismo 4,7.
Exceto pelos imunizantes mencionados, não existe um remédio que sirva especificamente para fortalecer o sistema imunológico. Porém, a ingestão diária de nutrientes essenciais ajuda a manter as defesas do organismo em dia. Assim, se necessário, pode contar com suplementos de vitaminas para complementar a dieta 4,7.
Exemplo desse tipo de solução é o Benegrip Imuno Energy, um produto que fornece um complexo de vitaminas e minerais para dar mais energia e fortalecer o sistema imunológico 8.
Disponível em comprimidos efervescentes com sabor laranja, o produto fornece uma fórmula completa com vitamina C, zinco, cafeína e arginina 8.
Recomendado para uso adulto, você encontra Benegrip Imuno Energy em farmácias físicas de todo o Brasil. Se preferir, visite nossa loja online para encontrar ofertas exclusivas!
Benegrip Imuno. Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. Setembro/2023. *Vitamina C e Zinco auxiliam o funcionamento do sistema imune. Cafeína e arginina auxiliam na energia. **Único produto do mercado com a combinação de Vitamina C, Arginina, Zinco e Cafeína. Setembro/2025.

Mais nova linha de Benegrip, agora de suplementos de vitaminas e minerais escolhidos para fortalecer* seu sistema imunológico e reforçar** sua energia.
Benegrip Imuno Complex: O primeiro em cápsulas gelatinosas***, possui uma fórmula exclusiva*** que irá auxiliar na prevenção* e fortalecer* o seu sistema imunológico. Saiba mais!
Benegrip Imuno Energy: Comprimidos efervescentes com um complexo exclusivo*** de vitaminas e minerais escolhidos que irão contribuir com sua energia** e auxiliar no sistema imune. Saiba mais!
Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy são alimentos isentos de registro de acordo com a RDC 27/2010.*Referente ao Benegrip Imuno Complex que contém vitamina D, C, A e Zinco que auxiliam no funcionamento do sistema imune.**Referente ao Benegrip Imuno Energy que contém vitamina C e Zinco que auxiliam no metabolismo energético, e de proteínas, carboidratos e gorduras, respectivamente.***IQVIA. PMB. Agosto, 2021. Mapeamento do mercado de vitaminas.
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
1. Sena, Andrea Dantas; Santos, Gabriela Sena; Duarte, Maria do Carmo; Aquino, Maria Eduarda. Visão geral da imunidade inata e adaptativa. Aula apresentada no dia 1 de junho de 2021. Faculdade Pernambucana de Saúde. 2021. ISBN: 978-65-87018-86-7.
3. Ayres, Andréia Rodrigues Gonçalves. 9. Noções de imunologia: sistema imunológico, imunidade e imunização. FUNDAMENTOS PARA A COMPREENSÃO DO TRABALHO 239 (2017).
4. Cartonagem do Benegrip Imuno.
Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal