Autoteste covid

O autoteste de covid é uma alternativa interessante para quem está com suspeita da doença ou teve contato com uma pessoa positivada recentemente. Apesar da praticidade e confiabilidade do teste, é preciso tomar alguns cuidados para que o resultado seja mais assertivo.

Nesse post, você poderá tirar as principais dúvidas sobre o autoteste de covid-19. Confira!

  • Por que o autoteste de covid está em alta?
  • Quando é indicado fazer o autoteste?
  • Como funciona o autoteste de covid?
  • Qual é o passo a passo para fazer o teste de covid em casa?
  • Como ler o resultado do autoteste?
  • Qual a confiabilidade do autoteste de covid?
  • O que fazer depois do teste?

Continue lendo e fique por dentro!

Por que o autoteste de covid está em alta?

Depois de anos com regras de distanciamento social e outras restrições, a rotina tem voltado ao normal. O uso de máscaras não é mais obrigatório em muitos casos, bem como os shows e outros eventos voltaram a acontecer.

Mas isso não significa que a pandemia acabou de vez, pois novas variantes de covid continuam a surgir. Em paralelo, temos acompanhado as ondas de aumento no número de casos, o que pode ser atribuído tanto à evolução do vírus quanto à flexibilização dos cuidados preventivos.

Atualmente, a variante Ômicron é a principal responsável por infecções e reinfecções do coronavírus. Ela sofreu mutações que aumentaram sua capacidade de se transmitir e contaminar o organismo de forma rápida, provocando um quadro relativamente leve, similar a uma gripe ou um resfriado.

Por conta dessas características, o autoteste de covid virou uma forma de tirar dúvidas quando uma pessoa sente esses sintomas e quer saber com qual doença está lidando e as medidas que deve tomar.

Além disso, o teste pode ser feito por pessoas assintomáticas, após ter contato direto com um caso confirmado recentemente.

Por sinal, o autoteste de covid é uma versão adaptada do teste rápido de antígenos, feito em farmácias e postos de saúde. Autorizados pela Anvisa desde o início de 2022, eles são encontrados facilmente em farmácias.

Quando o autoteste de covid é recomendado?

A precisão do autoteste de covid é similar ao teste rápido de antígenos, realizado por swab nasal em farmácias e unidades de saúde. Para que o resultado seja mais confiável, é preciso se atentar ao momento certo de realização da coleta.

De modo geral, a recomendação sobre quando fazer o autoteste de covid varia de acordo com o cenário em questão:

  • em caso de sintomas com suspeita de covid, o teste deve ser feito entre o primeiro e o sétimo dia de início do quadro;
  • se você teve contato com alguém que positivou para covid, mesmo se não tiver sintomas, recomenda-se que faça o autoteste de covid cinco dias após esse encontro.

Como funciona o autoteste da covid-19?

Conforme as diretrizes da Anvisa e do Ministério da Saúde, o autoteste de covid deve ser considerado como uma orientação ao paciente com suspeita de covid, antes de uma eventual visita à unidades de saúde.

Ele não fecha o diagnóstico, nem confirma o caso, pois isso só pode ser feito por um profissional capacitado, como os médicos, enfermeiros e farmacêuticos.

Aliás, podemos entender como funciona o autoteste de covid observando outro teste disponível em farmácias, o de gravidez. A vantagem se dá na praticidade e possibilidade de fazer a verificação em casa, com rapidez.

No entanto, o resultado não é 100% preciso, sendo necessário ficar atento com a saúde por um breve período após sua realização.

Como fazer o autoteste de covid em casa: passo a passo

Fazer o teste caseiro é bastante simples e o resultado pode sair em, aproximadamente, 30 minutos. O passo a passo é descrito na embalagem do kit, mas você também pode conferir como fazer o autoteste de covid logo a seguir.

  • Passo 1. Lave as mãos com água e sabão, secando-as logo em seguida.
  • Passo 2. Retire o tubo plástico da embalagem, coloque-o no suporte e despeje o reagente líquido nele.
  • Passo 3. Abra com cuidado a embalagem do swab (haste para coleta) e pegue pelo cabo, sem tocar na ponta com algodão.
  • Passo 4. Insira a ponta com algodão em uma das narinas, cerca de 2 cm. Encoste o swab na parede da cavidade nasal e gire a haste lentamente para fazer a coleta, em torno de cinco vezes para cada lado.
  • Passo 5. Repita o processo na outra narina, utilizando o mesmo swab.
  • Passo 6. Insira o swab pela ponta de algodão no tubo de reagente, passando-o na parede do recipiente para facilitar a transferência do material coletado e retirar bolhas que possam ter ficado no líquido.
  • Passo 7. Quebre a haste do swab na área marcada, feche o tubo e aguarde a reação conforme indicação do produto.
  • Passo 8. Pegue o dispositivo de teste e coloque sobre uma superfície plana.
  • Passo 9. Pegue o tubo, abra a tampa inferior e pingue cinco gotas da solução com reagente na área adequada do dispositivo de teste.
  • Passo 10. Aguarde o tempo de teste, que costuma ser de, pelo menos, 15 minutos, sem tocar ou mover o dispositivo de teste.

Leitura do resultado do autoteste de covid

Depois do tempo indicado, resta observar o resultado do autoteste de covid, que é bem simples. No dispositivo de teste, você verá duas marcações, uma com a letra C e outra com a letra T.

A letra C corresponde ao controle, que determina se a coleta foi efetiva, indicando a validade do resultado. Já a letra T indica se foi positivo ou negativo para covid.

Na área C, a marcação deve ser visível em todo teste, caso contrário, ele é inválido e será necessário realizar um novo procedimento. Se houver marcação na área T, mesmo que ela esteja bem fraca, o teste deu positivo e há indícios de que você está com covid.

De maneira geral, os resultados possíveis podem ser vistos na imagem abaixo:

https://www.drogariasaopaulo.com.br/autoteste-covid-19-ag-sgti-flex/p

Você pode conferir também o passo a passo em vídeo, feito pelo Estadão:

Autoteste de covid é confiável? O que fazer com o resultado?

O autoteste de covid foi aprovado no Brasil pela Anvisa e é confiável, servindo para auxiliar na triagem e orientação da população em casos suspeitos da infecção do coronavírus. Isso significa que ele não substitui o diagnóstico definitivo, feito por profissionais de saúde.

Caso seu teste tenha dado positivo para covid, siga as seguintes recomendações:

  • avise as pessoas com quem teve contato nos últimos dias, para que elas também possam se testar;
  • inicie o período de isolamento, que deve ser de, no mínimo, sete dias.

Adicionalmente, você pode entrar em contato via telefone com unidades de saúde para verificar a necessidade de comparecer ao local e fazer um teste para confirmação de diagnóstico. De todo modo, siga tratando os sintomas e fazendo repouso para não propagar o vírus e poder se recuperar.

Se o resultado deu negativo, mas você continua a apresentar sintomas, a realização de testes de covid em farmácias ou unidades de saúde pode ser necessária para não correr o risco de ter um falso-negativo.

A covid-19 faz parte da nossa realidade e, mesmo que a fase crítica da pandemia tenha passado, ela ainda não acabou. Faça sua parte para evitar novos casos, utilizando máscaras, álcool em gel para higienizar as mãos e, ainda, evitando aglomerações, sempre que possível.

Em caso de suspeita ou contato com pessoas positivadas para covid, o autoteste é uma alternativa bastante viável, mais barata e menos desconfortável que o teste padrão. No caso, a coleta é feita nas narinas e não na região da nasofaringe, que fica mas a fundo da cavidade nasal.

Enfim, conseguiu tirar suas dúvidas sobre o autoteste de covid? Esperamos que sim! Não deixe de se vacinar, inclusive com as doses de reforço.

E, se gostou do conteúdo, compartilhe com amigos e familiares. Até a próxima!

Imagem ilustrativa com embalagens de todos os produtos Benegrip

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Encontre o Benegrip ideal para você

Embalagem do Benedesc Plus

Benedesc Plus

Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais