Catarro no ouvido

As regiões do ouvido interno, cavidade nasal e o fundo da garganta ficam interligadas e é comum que a secreção flua em direção ao esôfago, para ser eliminada pelo organismo. Porém, diante de alguns problemas, ela pode subir, ocasionando a presença de catarro no ouvido.

Essa condição é capaz de afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em crianças, por conta do sistema imunológico infantil não ser tão eficiente por estar em desenvolvimento. Assim, elas são as que mais sofrem com o desconforto desse tipo de problema.

Entenda o que causa, quais os sintomas e o que é bom para curar o catarro no ouvido. Continue lendo!

Catarro no ouvido: como isso acontece?

Assim como a garganta e as narinas produz muco, o ouvido também possui uma secreção própria, daí a existência da cera que às vezes pode ser notada no local. Normalmente, esse muco é fino e escorre até o fundo da garganta, onde os canais auditivos se conectam ao duto do esôfago.

Dessa forma, ele é simplesmente engolido, sem que a pessoa note, junto com o muco nasal e da garganta. Porém, em certas situações, toda essa secreção pode fazer o caminho contrário e bloquear o ouvido interno, uma condição chamada de otite média secretora.

Quando isso acontece, o catarro no ouvido causa um bloqueio parcial do canal auditivo, prejudicando a capacidade de escutar e provocando bastante incômodo, deixando bebês e crianças pequenas bem irritados.

Como saber se tem catarro no ouvido?

Para saber se tem catarro no ouvido, basta ficar atento aos sintomas causados por esse tipo de problema. A lista de sintomas é a seguinte:

  • ouvido entupido;
  • audição abafada e dificultosa;
  • dor de ouvido;
  • chiados e estalos incomuns.

O primeiro sinal de catarro no ouvido é a sensação de bloqueio e até de uma certa pressão nos canais auditivos. A pessoa pode sentir dor ou desconforto no local e experimentar sons incomuns, como chiados e estalos.

Em crianças, o quadro tende a ser um pouco mais incômodo, podendo ocorrer perda de apetite, maior irritabilidade, febre e o surgimento de uma secreção mais clara no canal do ouvido. Também é possível que a região fique avermelhada e inchada, sinal de que está bem inflamada, mas isso é um pouco raro.

Nesse caso, é importante procurar um pediatra ou otorrinolaringologista para examinar melhor o quadro, fazer o diagnóstico e prescrever um tratamento adequado para melhorar o problema.

A otite média secretora, que é uma das causas mais comuns para o catarro no ouvido, pode persistir por semanas ou até meses, quando não é tratada adequadamente.

O que causa o catarro no ouvido?

De modo geral, o catarro no ouvido é sinal de que o canal auditivo do ouvido interno está inflamado. Isso pode acontecer em caso de uma infecção mal curada, como uma otite, ou mesmo uma infecção respiratória mais severa.

Isso acontece por conta da proximidade entre o ouvido interno, seios nasais e garganta. Principalmente em crianças, quando uma dessas regiões é afetada, a outra pode sofrer com problemas similares.

Desse modo, as principais causas para o catarro no ouvido são:

  • infecções de ouvido;
  • inflamação de garganta;
  • gripes e resfriados frequentes ou mal-curados;
  • sinusite;
  • rinite alérgica;
  • lesões no canal auditivo;
  • refluxo gastroesofágico.

Mudanças repentinas na pressão atmosférica, conhecidas como barotrauma, também podem provocar essa sensação de bloqueio, com o acúmulo de catarro no ouvido. Isso costuma acontecer, principalmente, durante a decolagem de um avião.

Por isso, é recomendado ficar com a boca aberta durante esse processo, para evitar que a pressão force diretamente nos canais auditivos.

Como curar catarro no ouvido?

Para tratar o problema e curar o catarro no ouvido, o principal objetivo é eliminar a secreção acumulada na região, principalmente ao redor das chamadas Trompas de Eustáquio, no ouvido interno.

O médico pode fazer uma drenagem ou limpeza local, mas também é possível a aplicação de remédios diretamente no canal auditivo, para dissolver a secreção e facilitar sua absorção pelo corpo. No caso do catarro ser causado por uma infecção bacteriana, pode ser necessário administrar antibióticos.

Em crianças mais velhas, assim como adultos, descongestionantes e corticoides podem ser usados para aliviar a inflamação e facilitar a eliminação do muco acumulado.

Catarro no ouvido pode sair sozinho?

O catarro no ouvido sai sozinho, na maioria das vezes, o que pode ser estimulado com técnicas para aumentar a pressão no ouvido e ajudar a desobstruir o canal. Conhecida como Manobra de Valsalva, a pessoa fecha a boca, tampa o nariz e tenta expelir o ar, forçando-o até as Trompas de Eustáquio.

Em crianças pequenas, a perda auditiva, mesmo que temporária ou parcial, causada pelo catarro no ouvido, pode ser o bastante para dificultar o desenvolvimento da fala. Por isso, se o caso não melhorar, entre um a três meses, o médico pode indicar uma drenagem.

Esse procedimento é feito com a inserção de um tubo minúsculo na abertura dos tímpanos, que retira a secreção e permite a passagem do ar.

Pronto, agora você já sabe o que causa o acúmulo de catarro no ouvido, quais são os sintomas dessa condição e o que é bom para tratar o problema. Apesar de ser uma situação simples, que se resolve sem qualquer intervenção, na maioria dos casos, ela pode incomodar bastante, principalmente as crianças.

Dessa forma, buscar o atendimento médico para ter um diagnóstico e saber o que é bom para o catarro no ouvido é um cuidado importante para evitar complicações.

Para mais dicas e conteúdos sobre sintomas, saúde e bem estar, continue ligado no blog Portal da Saúde. Até a próxima!

Imagem ilustrativa com embalagens de todos os produtos Benegrip

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Encontre o Benegrip ideal para você

Embalagem do Benedesc Plus

Benedesc Plus

Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais