Como expectorar catarro

O catarro é uma secreção natural do corpo. Ele faz parte da manutenção e também do sistema de defesa do organismo contra lesões, irritações e microrganismos causadores de doenças. No entanto, quando acumulado na garganta, pode causar muito desconforto.

Entenda o que pode levar ao excesso dessa secreção nas vias respiratórias e saiba como expectorar corretamente o catarro com algumas dicas práticas e seguras para oferecer o melhor cuidado ao paciente. Continue lendo!

O que é o catarro?

Produzido nas mucosas do sistema respiratório, o catarro é uma secreção viscosa, normalmente transparente e que costuma cobrir parcialmente o tecido interno na boca e garganta.

Ele é secretado mesmo quando estamos saudáveis, servindo para manter o tecido lubrificado, limpo e protegido. É capaz de prender partículas sólidas, como poeira inalada com a respiração, evitando irritações, além de prevenir lesões e capturar microrganismos que invadem o corpo.

Doenças que causam o excesso de catarro

Quando ficamos doentes com alguma infecção ou inflamação no sistema respiratório, é comum que ocorra um aumento na produção de catarro, já que ele pode transportar células de defesa, sinalizar ao corpo quais regiões estão sendo atacadas e prender o agente causador, ajudando o combate.

Entre as doenças que podem levar a um acúmulo de catarro na garganta, podemos citar:

  • gripe;
  • resfriado;
  • sinusite;
  • rinite;
  • laringite;
  • pneumonia;
  • bronquite;
  • tuberculose.

Esse sintoma também pode ser provocado por conta do clima seco, devido à baixa umidade do ar; à exposição a produtos químicos e à presença de agentes irritantes no ar, como poeira, pólen, fumaça do cigarro ou poluição.

Com isso, é possível que o catarro fique mais espesso e difícil de ser eliminado, provocando tosse, espirro e pigarro, entre outros sintomas.

Engolir catarro faz mal?

Antes de falar sobre como expectorar catarro, é relevante tirar uma dúvida comum sobre esse tipo de problema, principalmente para pais preocupados com seus filhos. Afinal de contas, engolir catarro faz mal?

Nesse caso, podem ficar tranquilos. Não há problema em engolir a secreção, já que esse é o caminho natural que ela faz quando estamos saudáveis. Ela passa pela digestão e depois é eliminada normalmente, sem maiores problemas.

No entanto, pode ser desconfortável para algumas pessoas e fazer isso pode levar a algum desconforto, como enjoo ou indigestão. Nesse caso, é relevante conferir o que é bom para expectorar o catarro e ajudar o corpo a se livrar do excesso de secreção acumulada.

Como expectorar catarro corretamente? 4 dicas práticas

Em algumas situações, o acúmulo de secreção pode causar muito incômodo, obstruindo a respiração e provocando náuseas, tosse e outros sintomas. Para lidar com esse mal-estar, confira algumas recomendações de como expectorar catarro:

1. Medicamentos para alívio dos sintomas

A primeira dica do que é bom para expectorar catarro está nos medicamentos que ajudam a afinar e eliminar essa secreção.

O remédio indicado para o tratamento depende da causa desse sintoma e da prescrição do médico. No entanto, é comum o uso de xarope para tosse com catarro, antialérgicos para reações à agentes irritantes e antigripais para ajudar o corpo a cuidar da inflamação que deixa a secreção mais espessa e volumosa.

2. Alimentos que ajudam a expectorar catarro

Passando para métodos caseiros para ajudar a lidar com o acúmulo de secreção, existem alguns alimentos que ajudam a expectorar o catarro. É o caso do alho, limão, mel e própolis. Eles melhoram a capacidade do corpo de controlar a inflamação e contribuem para a eliminação de microrganismos.

Uma boa dica é usá-los no preparo de chás, sopas e caldos, já que alimentos quentes e com bastante líquido são ótimos para deixar o catarro mais fino, facilitando sua absorção pelo sistema digestivo, além de aliviar a inflamação na garganta.

3. Gargarejos com água e sal

Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

O cuidado importante nesse método é não engolir a água e repetir essa técnica por pelo menos 30 segundos, de três a quatro vezes por dia.

Os gargarejos não são indicados para crianças pequenas, que podem se engasgar ou engolir a solução. Também não é recomendado para quem sofre de pressão alta.

4. Cuidados ao paciente

Por fim, podemos incluir alguns cuidados importantes para o paciente que precisa lidar com o sintoma. Em primeiro lugar, é recomendado aumentar a ingestão de líquidos, principalmente água, bebendo pelo menos dois litros por dia.

Com isso, temos uma importante ajuda na limpeza da mucosa e também evitamos que ela fique ressecada, o que pode causar ainda mais desconforto.

Também é possível fazer a nebulização ou inalação de vapor. Existem nebulizadores domésticos, que usam soro fisiológico para limpar as mucosas e afinar a secreção, mas também é possível aquecer uma bacia de água e colocar uma toalha sobre a cabeça para inalar o vapor.

Tome cuidado para não sufocar ou acabar se queimando com esse último método, que também não é recomendado para crianças pequenas.

Como última recomendação, vale mencionar que o excesso de catarro pode incomodar ainda mais à noite, quando a pessoa vai dormir e fica deitada. Isso porque o corpo fica totalmente na horizontal e não temos a gravidade puxando a secreção para baixo.

Pensando nisso, pode ser interessante manter a cabeça mais elevada que o normal, o que ajudaria a manter a passagem de ar desobstruída.

E assim vamos finalizar esse post. Aqui você aprendeu como expectorar catarro corretamente e por que esse sintoma costuma ocorrer. Lembre-se de tomar os cuidados de acordo com o paciente e seguir as recomendações médicas para assegurar a recuperação completa.

Fique atento a sintomas persistentes ou recorrentes, já eles podem sinalizar baixa imunidade ou problemas mais graves.

Para mais dicas sobre saúde, bem-estar e tratamentos preventivos, continue acompanhando o Portal da Saúde. Até mais!

Imagem ilustrativa com embalagens de todos os produtos Benegrip

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

1. Cleveland Clinic [Internet]. Phlegm and Mucus: How To Get Rid of It. Disponível em: https://health.clevelandclinic.org/mucus-and-phlegm-what-to-do-if-you-have-too-much/. Acesso em julho/2022.


2. Rubin BK. The role of mucus in cough research. Lung. 2010 Jan;188 Suppl 1:S69-72. doi: 10.1007/s00408-009-9198-7. PMID: 19936981.


3. Fahy JV, Dickey BF. Airway mucus function and dysfunction. N Engl J Med. 2010 Dec 2;363(23):2233-47. doi: 10.1056/NEJMra0910061. PMID: 21121836; PMCID: PMC4048736.


4. Rubin BK. Aerosol Medications for Treatment of Mucus Clearance Disorders. Respir Care. 2015 Jun;60(6):825-9; discussion 830-32. doi: 10.4187/respcare.04087. PMID: 26070577.


Encontre o Benegrip ideal para você

Embalagem do Benedesc Plus

Benedesc Plus

Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais