Conheça o mapa da gripe!

Veja como estão as condições de doenças respiratórias na sua região.

Confira o mapa da gripe
Amígdalas inflamada só de um lado

Onde ficam as amígdalas? O que são e para que elas servem? Será que é possível ficar com as amígdalas inflamadas só de um lado?

Embora tenham um papel importante para nossa saúde, as amígdalas são pouco conhecidas, sendo comum as dúvidas sobre onde elas ficam, para que servem e como saber se estão sob ataque.

Na prática, as amígdalas fazem parte das barreiras de defesa do nosso organismo, mas elas também podem sofrer com inflamações e infecções causadas por vírus e bactérias.

Nesse post, vamos buscar as respostas para as principais dúvidas sobre os problemas que afetam as amígdalas, citando os sintomas, causas e tratamento.

Aproveite a leitura!

O que é e onde fica a amígdala?

As amígdalas são duas massas de tecido linfóide que ficam ao fundo da garganta, uma de cada lado. Essas estruturas têm formato de nódulo ou grão, sendo constituídas principalmente por linfócitos, que são células de defesa do nosso sistema imune, revestidas por uma mucosa rosada.

Esses gânglios linfáticos, como também são chamados, fazem parte de um sistema que serve de barreira contra microrganismos na garganta. Enquanto as amígdalas ficam localizadas nas laterais, temos também as adenoides, que ficam escondidas na parte de cima e de baixo.

Qual a função das amígdalas?

De modo geral, a função das amígdalas consiste em participar da defesa ativa do organismo, capturando vírus, bactérias e outros invasores que entram pela garganta, impedindo que processos infecciosos tenham início.

Ao mesmo tempo, elas também atuam na produção de anticorpos, células que efetivamente combatem à presença de vírus e bactérias que ameaçam a saúde do nosso corpo.

O que inflama as amígdalas?

Por estarem expostas constantemente a patógenos, microrganismos causadores de doenças, é possível que as amígdalas sejam infectadas por vírus e bactérias. Nesse caso, surge uma inflamação local, do mesmo jeito que temos uma inflamação da garganta por conta de um resfriado.

Quando inflamadas, as amígdalas podem ficar inchadas, irritadas e doloridas. Por conta disso, a respiração e a capacidade de engolir tendem a ficar prejudicadas.

Esse problema afeta principalmente as crianças e adolescentes, mas podem ocorrer em menor escala entre os adultos também. O motivo pode estar no nível de maturidade do sistema imune. Durante a infância e adolescência, a imunidade ainda está em desenvolvimento.

Como saber se a amígdala está inflamada? Quais os sintomas da amigdalite?

As amígdalas são normalmente visíveis, bastando olhar a parte posterior da garganta para notar duas pequenas áreas arredondadas e com uma tonalidade rosada. Quando elas estão inflamadas, é comum ficarem com tamanho aumentado e com vermelhidão na mucosa que as revestem.

Além dessa observação, os sintomas de amigdalite também podem incluir:

  • tosse;
  • dor de garganta;
  • dificuldade em engolir;
  • mau hálito;
  • pus no fundo da garganta;
  • voz anasalada, como se estivesse resfriado;
  • dor de estômago;
  • dor de cabeça;
  • nódulos inchados nas laterais do pescoço;
  • febre.

Para crianças em idade pré-escolar e bebês, os sinais que ajudam a identificar esse tipo de problema é a perda do apetite, saliva escorrendo da boca por dificuldade de engolir, aumento na irritação e choro.

Ao apresentar esses sintomas, principalmente a febre, dor ao engolir e moleza, pode ser recomendado procurar atendimento médico para avaliar melhor o quadro.

Por outro lado, dificuldade de respirar, deglutição muito prejudicada e muita salivação podem ser sinais de que o quadro é mais urgente, indicando a necessidade de ir ao pronto-socorro o quanto antes.

É possível ficar com as amígdalas inflamadas só de um lado?

Na maioria das vezes, quando temos uma infecção local, ambos os lados são afetados. Porém, é possível ficar que as amígdalas fiquem inflamadas só de um lado. Embora seja muito raro, essa situação pode acontecer quando a infecção está no seu início, por exemplo.

Desse modo, os sintomas começam de um lado e depois afetam o outro no decorrer da infecção. Também é importante destacar que os sintomas podem alternar, inclusive de intensidade, entre a amígdala esquerda e a direita.

Como é tratada a inflamação das amígdalas?

Assim como uma gripe, sinusite ou resfriado, é comum que os sintomas passem depois de certo tempo. No entanto, o tratamento é importante para reduzir o mal-estar, gerar alívio e diminuir o risco de complicações mais graves, que no caso da amigdalite, podem incluir infecções crônicas, apneia obstrutiva e até perda de peso, dificultando o desenvolvimento infantil.

No caso de infecções bacterianas, o médico pode prescrever antibióticos. Além disso, para casos gerais, pode ser indicado o uso de remédios com ação antialérgica, anti-inflamatória e analgésica, para ajudar a diminuir a irritação, controlar a inflamação e aliviar a dor, respectivamente.

Como medidas caseiras, é recomendado beber bastante líquidos, principalmente caso tenha febre, além de fazer repouso e preferir bebidas e alimentos quentes, como um chá e uma sopa, que podem aliviar o incômodo e são mais fáceis de engolir. Você também pode perguntar ao seu médico sobre o uso do antigripal, ele pode auxiliar o desconforto na garganta.

Tanto o diagnóstico quanto a indicação do tratamento correto podem ser feitos por um otorrinolaringologista, pediatra ou clínico geral.

Com isso, vamos finalizar esse post. Aqui, você pode conferir o que são, onde ficam e para que servem as amígdalas. Também explicamos quais os sinais de inflamação e por que pode ocorrer das amígdalas inflamarem só de um lado, bem como qual o tratamento que pode ser indicado pelo médico.

Para mais conteúdos informativos como esse, confira outros posts do Portal da Saúde. Até a próxima.

Imagem ilustrativa com embalagens de todos os produtos Benegrip

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Encontre o Benegrip ideal para você

Embalagem do Benedesc Plus

Benedesc Plus

Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais