
Benegrip Imuno Kids
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Existe relação entre gripe e ouvido entupido? Como isso acontece? Como aliviar? Estas são as dúvidas que vamos esclarecer nesse post!
É comum a dúvida se a gripe causa ouvido entupido e como ocorre essa interação, considerando que é uma doença respiratória, mas a verdade é que há ligações entre a garganta e o ouvido médio, o que abre a possibilidade de inflamações transitarem ou afetarem uma parte até a outra.
Sem tempo de ler o conteúdo? Dê um play abaixo:
Também é possível desenvolver uma otite média, infecção do ouvido interno, como uma das possíveis complicações de gripes e resfriados, principalmente se a pessoa doente não tiver tomado todos os cuidados com a saúde ou se o sistema imunológico tiver sido fragilizado previamente.
Continue lendo e saiba qual a relação entre gripe e ouvido entupido. Veja também como resolver o problema e proteger os canais auditivos durante infecções respiratórias.
Antes de mais nada, vale relembrar que a gripe é uma infecção viral que atinge o sistema respiratório por completo, desde os pulmões até as vias aéreas superiores, que incluem as narinas, boca e garganta.
O vírus da Influenza entra no organismo principalmente por meio da inalação de partículas de saliva contaminadas, dispersas no ar e inaladas com a respiração. A partir daí ele se instala nas células do sistema respiratório para sobreviver e se multiplicar.
Para combatê-lo, o sistema imune aciona diversos mecanismos para frear seu avanço e reduzir sua presença, o que gera também os principais sintomas da gripe, como a febre, congestão nasal, garganta inflamada, dores, coriza e tosse.
A sensação de ouvido entupido pode ser reconhecida como uma redução temporária da audição e sensação de bloqueio nos canais auditivos. Ao mesmo tempo, a pessoa pode sentir dores de ouvido e perceber a presença de secreção no local, especialmente líquida.
Normalmente, trata-se de uma inflamação no canal auditivo, obstruindo o duto e reduzindo a capacidade de escutar. Nessa situação, os vasos sanguíneos se dilatam para facilitar o transporte de células de defesa do sistema imune, deixando o local inchado, avermelhado e dolorido.
Como mencionado, pode ocorrer vazamento de secreção, como se a cera estivesse mais líquida e diluída. A pessoa doente também pode se queixar de piora da dor ao se deitar e sentir tontura ao se movimentar.
Apesar de não ser um sintoma muito comum, especialmente em adultos, a gripe pode causar ouvido entupido. Isso ocorre por conta de uma ligação entre as tubas de Eustáquio, canal do ouvido médio, e a região posterior da garganta.
Quando a garganta fica inflamada por conta de gripes e resfriados, a proximidade entre essas áreas pode fazer com que o canal auditivo também desenvolva um processo inflamatório, resultando em inchaço local, perda temporária de audição, estalos no ouvido e dor de intensidade moderada a alta.
Crianças sofrem mais com esse problema, já que elas possuem um tecido mais macio e imaturo no revestimento das tubas de Eustáquio, tornando a região mais vulnerável a otites em decorrência de infecções e alergias diversas.
Por conta do inchaço, o ar não consegue fluir normalmente pelo ouvido interno, gerando perda auditiva pelo tempo que durar a infecção. Assim, é essencial tratar os sintomas e tomar os cuidados necessários para evitar problemas como zumbido no ouvido e perda prolongada de audição.
De modo geral, o ouvido entupido é sintoma de uma otite média aguda, ou seja, infecção viral ou bacteriana do ouvido médio, causando dor e perda de audição. Quando não tratada ou caso o organismo esteja debilitado, ela pode se tornar secretora, ou seja, produzir fluidos.
É comum em casos de otite que o tímpano fique bem vermelho e com aparência abaulada. Dependendo da intensidade da inflamação, a pessoa pode ter tontura, confusão, dor de cabeça, perda de equilíbrio e irritabilidade excessiva.
Crianças pequenas e bebês podem chorar com mais frequência, perder o apetite e apresentar sintomas como febre, vômito e diarreia.
Em casos mais leves, como acontece para maioria das pessoas, a inflamação que causa o ouvido entupido passa por conta própria, bastando a atuação do sistema imune e o uso de analgésicos para aliviar a dor.
Porém, em casos mais graves, o uso de antibióticos pode ser necessário, já que o ouvido é muito vulnerável à entrada de bactérias, o que fica mais arriscado e frequente com a região já debilitada previamente.
Medicamentos antialérgicos também podem auxiliar o ouvido entupido da gripe, já que eles controlam a inflamação e irritação nas narinas e garganta, partes que costumam afetar também o canal auditivo.
Para quem quer saber como desentupir o ouvido entupido por conta da gripe, a opção mais prática e cômoda é aplicar uma compressa morna, que pode ser feita com uma toalha seca e levemente aquecida.
O calor ajuda a diluir e drenar secreção, ao mesmo tempo que gera um ligeiro alívio para o inchaço e a dor. Com isso, a sensação de ouvido entupido tende a melhorar.
Sempre que estiver com algum sintoma e julgar necessário, passar por atendimento médico é essencial para obter o diagnóstico correto e o tratamento mais adequado. No caso de gripe e ouvido entupido, é recomendado procurar um profissional de saúde quando:
Por meio da avaliação médica, é possível identificar tanto as prováveis causas e extensão dos danos como o tratamento certo para tratar cada caso.
Não se esqueça de tratar corretamente os sintomas da gripe para evitar complicações, como a otite e a sensação de ouvido entupido. Beba bastante água, alimente-se com sopas, caldos e canjas, faça repouso e verifique a possibilidade de usar medicamentos para controlar a febre, a inflamação e a dor.
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos
Sua nova opção para tosse com a confiança de Benegrip
O antigripal líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos.
O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1
Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.
Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.
Suplemento Alimentar
Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.
O mais novo aliado contra a febre e as dores causadas pela gripe nos pequenos6.