Gripe tira o paladar

Entre os muitos incômodos causados pela doença, pode ser que a gripe tire o paladar ou o olfato. Apesar de não ser muito comum, é um sintoma bem desagradável, capaz de afetar o nosso apetite e outras situações do dia a dia.

Para resolver o problema, o melhor caminho é tratar o que o causou, mas esse tipo de complicação não acontece apenas quando a pessoa fica gripada. Isso porque há situações que podem fazer com que a gente perca o paladar.

Nesse post, vamos explicar por que a gripe tira o paladar em alguns casos, quais outros problemas de saúde afetam o gosto e o olfato, e como é feito o tratamento para recuperar os sentidos.

O que é a perda do paladar?

A perda de paladar é a redução parcial ou completa da capacidade de sentir gostos. Em termos médicos, é chamada de ageusia, quando o sentido some completamente, já a redução parcial é tratada como hipogeusia.

Há ainda a possibilidade de sentir uma alteração em sabores conhecidos, como uma distorção no paladar, chamada de disgeusia.

O que nos faz perder o paladar?

Para saber o gosto de qualquer coisa, o sistema nervoso precisa tanto do olfato quanto do paladar, logo, o cérebro conta com terminações nervosas para sentir cheiros e sabores no nariz e na língua, respectivamente.

As células que captam essas informações são organizadas em cílios que revestem a mucosa nasal e a língua. Na língua, as papilas gustativas, como são chamadas essas estruturas, contêm receptores para identificar os sabores básicos, que são:

  • doce;
  • salgado;
  • ácido;
  • amargo.

Por serem bem sensíveis, quando temos um processo inflamatório que ataca as áreas ao redor da boca e narinas, pode ser que isso prejudique a capacidade de sentir gostos e cheiros.

Embora não seja comum que esses problemas afetem a língua e as papilas gustativas, a inflamação nas vias aéreas do nariz pode ser o bastante para reduzir o olfato, o que também reflete na capacidade de sentir gostos normalmente.

Desse modo, entre os problemas de saúde que nos fazem perder o paladar, podemos citar:

  • infecções respiratórias, como gripe, resfriado e covid-19
  • infecções nasais, como a sinusite;
  • alergias frequentes;
  • infecções da boca;
  • hepatite viral.

A Paralisia de Bell, quando metade do rosto fica paralisada, o paladar é reduzido, principalmente do lado da língua que foi afetado. A síndrome de Sjögren, onde as células de defesa atacam células saudáveis na saliva e lágrimas, também pode afetar os sentidos.

Queimaduras na língua podem destruir as papilas gustativas, mas elas voltam a se formar novamente, resultando em uma perda temporária até o machucado cicatrizar.

Por fim, é relevante citar que alterações no sistema nervoso, como a depressão, também podem prejudicar esses sentidos.

Como a gripe tira o paladar?

A principal forma da gripe tirar o paladar acontece por conta da inflamação nas mucosas nasais e no excesso de catarro nas vias respiratórias, diminuindo a sensibilidade das células nervosas nas narinas e impedindo a passagem de ar.

Dessa forma, o olfato é prejudicado e as papilas gustativas não conseguem identificar os sabores sem a ajuda dos cheiros.

Também pode ser que, por conta do nariz entupido, a pessoa gripada acabe respirando principalmente pela boca. Com o aumento no fluxo de ar nessa região, ela fica ressecada e as papilas gustativas podem perder um pouco da sua eficiência em detectar e indicar os sabores.

Como diferenciar a perda do paladar e olfato por conta da gripe e da covid-19?

Embora possa acontecer da gripe tirar o paladar e o olfato, esse sintoma tende a ser leve ou parcial. Ou seja, a pessoa tem dificuldade em sentir a maioria dos cheiros e sabores, mas ainda consegue percebê-los um pouco.

Dessa forma, já temos uma grande diferença entre a perda de olfato e paladar da gripe para a covid-19. Nessa última, o sintoma costuma ser bem mais forte e repentino. De uma hora para outra, a pessoa já fica incapacitada de sentir cheiros ou sabores, principalmente amargos e doces.

Como saber se perdi o paladar?

Para saber se houve perda do paladar, é interessante testar com os sabores básicos para identificar se estamos detectando todos os tipos de gosto. Para cada um deve ser usado uma substância diferente, da seguinte forma:

  • sabor doce > açúcar;
  • sabor ácido > sumo de limão;
  • sabor salgado > sal;
  • sabor amargo > aspirina, quinina ou aloé.

Conforme mencionado, a perda do paladar pode afetar alguns desses sabores ou todos ao mesmo tempo. Também pode ser que aconteça que você sinta gostos diferentes do habitual, mais intensos, mais fracos ou com um sabor totalmente alterado.

Como tratar perda de olfato e paladar?

Sabendo o que faz perder o paladar e como perceber quais sabores foram afetados, é hora de conferir nossas opções para resolver esse tipo de complicação. Na prática, para saber como tratar a perda de olfato e paladar, o correto é identificar primeiro a causa.

Por exemplo, se a gripe tirou o seu paladar, o cuidado é feito com repouso, boa alimentação, hidratação e antigripais para aliviar os sintomas. Quando se recuperar da infecção, é esperado que volte a sentir gostos normalmente.

Caso sofra com infecções recorrentes, pode ser interessante tomar medidas para fortalecer a imunidade. Se a perda do paladar não tiver causa aparente, não vier acompanhada de outros sintomas ou persistir por longos períodos, é recomendado procurar um médico especializado, como o otorrinolaringologista.

Esse cuidado é importante, pois certos remédios são de uso específico e é necessário avaliar cada caso antes de tomá-los, para não ter nenhum efeito adverso.

Esperamos ter esclarecido suas principais dúvidas sobre os casos onde a gripe tira o paladar e outros problemas de saúde que afetam a capacidade de sentir gostos e cheiros.

Para mais conteúdos como esse, não deixe de acessar o blog Portal da Saúde. Até a próxima!

Imagem ilustrativa com embalagens de todos os produtos Benegrip

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Encontre o Benegrip ideal para você

Embalagem do Benedesc Plus

Benedesc Plus

Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais