Benegrip Imuno Kids
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Existem muitos mitos que envolvem as causas e os sintomas da gripe. Como sabemos, essa infecção do sistema respiratório é causada pelo vírus da Influenza, mas você sabe o que a gripe faz no organismo para causar os seus sintomas?
Com uma duração média de 7 a 10 dias, a gripe comum fica caracterizada por sintomas como a febre, dor de cabeça e no corpo, coriza e garganta inflamada. Mas afinal de contas, por que isso acontece? É isso que veremos a seguir. Boa leitura!
Para compreender as causas e efeitos dos sintomas da gripe, analisar o ponto de partida da infecção, ou seja, como o vírus da Influenza entra em contato com o nosso organismo.
De modo geral, a principal forma de contágio ocorre quando a pessoa infectada tosse ou espirra, liberando gotículas de saliva e partículas contendo o vírus no ar, que por sua vez são inaladas por outros indivíduos com a respiração.
Também há o contágio por meio do contato com superfícies e objetos contaminados, como maçanetas, corrimão, barras de suporte no transporte público, copos, canetas e muitos outros.
Quando uma pessoa gripada tossir e cobrir a boca com as mãos, ela pode transferir o vírus para os objetos que tocar. A partir daí, se outra pessoa entrar em contato com o objeto sem higienizá-lo e posteriormente tocar a área dos olhos, boca e nariz, ela pode contrair a gripe.
Por isso mesmo, alguns cuidados são muito importantes para evitar doenças como a gripe, que envolvem tanto as pessoas que querem se prevenir quanto aqueles que estão doentes e querem proteger as pessoas ao seu redor.
A higiene pessoal é a primeira medida citada e também uma das mais importantes. Lavar as mãos com frequência, desinfetar utilizando álcool 70% e evitar levar as mãos ao rosto, principalmente quando se está em locais públicos, são medidas simples e poderosas.
Além disso, evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como canetas, copos e talheres, também configura uma forma de prevenção.
Para quem está gripado, usar máscaras quando precisar sair de casa ou compartilhar o ambiente com outras pessoas é uma medida inteligente, assim como usar a parte interna dos cotovelos para cobrir o rosto ao espirrar ou tossir, no lugar das mãos.
Por último, mas não menos importante, temos a questão da vacina. A vacina contra a gripe é a única medida garantida contra a gripe. Para isso, a vacinação deve ser feita anualmente, de preferência antes do período de gripe sazonal, nos meses de outono e inverno.
Agora que já estamos por dentro de como se inicia a infecção, é hora de entender o que a gripe faz no organismo. Como vamos apontar esses efeitos de acordo com os sintomas mais comuns em um quadro de gripe, é importante lembrar quais são eles:
Com os sintomas em foco, vejamos o que a gripe faz no organismo para provocar cada um deles. Em seu estágio inicial, o vírus da gripe se espalha pelas células dos tecidos ao redor dos olhos, narinas e boca, impedindo seu funcionamento natural e causando a proliferação em larga escala.
Ao se multiplicar, o vírus causa irritação e eventualmente chega à corrente sanguínea, que servirá de meio para atingir os órgãos do sistema respiratório de maneira generalizada.
Como resposta, o sistema imunológico produz substâncias inflamatórias, essas que irão se espalhar pelo corpo e afetar os tecidos contaminados pelo vírus. Veja mais a seguir:
Para frear a reprodução do vírus e propagação da infecção é que surge então a febre. De modo geral, a febre nada mais é que uma resposta do sistema imune a uma infecção. Ao elevar a temperatura corporal, o organismo evita que o agente infeccioso tenha as condições ideais para sua proliferação.
A região do hipotálamo no cérebro é a responsável pelo controle da temperatura corporal. Quando o vírus é detectado pelo organismo, o limiar térmico é alterado e o corpo passa a trabalhar para a produção e conservação de calor.
É por isso que sentimos calafrios, extremidades frias e costumamos ficar encolhidos quando estamos com febre, já que o corpo evita a perda de calor para o ambiente.
Em geral, a febre em quadros de gripe se inicia de maneira repentina, é possivelmente um dos primeiros sintomas relevantes e ocorre de maneira recorrente nos primeiros 3 ou 4 dias da infecção.
Abordamos esse assunto no tópico anterior. Pensando no que a gripe faz no organismo quando se instala, as mucosas dos olhos, boca e nariz são usadas como locais de reprodução do vírus da Influenza.
Na cavidade bucal, incluindo a garganta, a irritação decorrente da presença do agente infeccioso gera uma inflamação. Neste ponto, podemos sentir dor, dificuldade de engolir, presença de muco ou catarro e, em alguns casos, as amígdalas ficam inchadas.
Por conta do desconforto e alteração no funcionamento padrão dessas áreas na boca, acabamos perdendo o apetite. Isso ocorre pela diminuição no paladar, dor e dificuldade de deglutir.
Similar ao que faz a gripe no organismo para provocar a inflamação na garganta, temos as causas para a tosse, os espirros e a coriza. Ao produzir muco, o corpo está novamente alterando as condições normais nos setores do sistema respiratório, para assim expulsar o vírus.
Tosse, seca ou com catarro, e espirro podem ocorrer por conta da irritação nos tecidos inflamados. Em alguns casos, a irritação resulta em um acúmulo de fluídos, incluindo muco, saliva e secreção.
A partir disso, o corpo adota um reflexo para desobstruir as vias aéreas e expelir gotículas contaminadas do corpo.
Dor de cabeça e no corpo são efeitos da luta do sistema imunológico para curar a gripe e restabelecer o funcionamento natural dos órgãos e sistemas. Como vimos antes sobre o que faz a gripe no organismo, o corpo libera substâncias inflamatórias para dificultar a sobrevivência do vírus em diferentes áreas.
Reflexo disso são as dores de cabeça e nos músculos, áreas que sofrem pela inflamação provocada para combater o vírus. Também por isso, é comum sentirmos fraqueza muscular e cansaço, uma vez que o tecido muscular é fortemente afetado, especialmente na lombar e nos membros.
Depois de falarmos sobre o que faz a gripe no organismo, é comum surgir a dúvida sobre a diferença entre gripe e resfriado no organismo, ou seja, quais as particularidades sobre o desenvolvimento de cada infecção em nosso corpo.
Mesmo que tenham sintomas similares, a gripe é uma infecção respiratória mais intensa que o resfriado. Enquanto este último atinge apenas vias aéreas superiores, a gripe atinge ainda o pulmão todo.
Por isso, o resfriado, que pode ser causado por diversos tipos de vírus diferentes, resulta em uma duração média de até 4 dias, sintomas leves ou moderados e raramente ocorre febre em adultos.
Já a gripe, causada apenas pelo vírus da Influenza, dura até 10 dias, com sintomas moderados a intensos e ocorrência de febre alta na maioria dos casos.
A vacina contra a gripe, que utiliza uma versão desativada do vírus da Influenza, não é eficaz em caso de resfriados, já que tratam de patógenos diferentes. Além disso, como o vírus da Influenza é resiliente e sofre mutações frequentes, a vacinação anual é necessária.
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos
Sua nova opção para tosse com a confiança de Benegrip
O antigripal líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos.
O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1
Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.
Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.
Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.
O mais novo aliado contra a febre e as dores causadas pela gripe nos pequenos6.