Benegrip Imuno Kids
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Uma alimentação nutritiva e variada sempre cai bem. Ela pode garantir vitaminas e minerais essenciais para o seu bem-estar, capazes até de fortalecer a imunidade. A boa notícia é que essa importância não diminui quando se pega uma gripe.
Assim, quando estamos doentes, podemos promover a melhora ao fazer as refeições com os ingredientes certos, mesmo que o apetite e o paladar estejam longe do normal. Nesse post, vamos mostrar o que comer quando se está gripado, além de dar dicas para conseguir sentir o gosto dos pratos.
E mais, separamos também uma lista dos alimentos que podem piorar a gripe e devem ser evitados quando estiver se recuperando desse tipo de infecção. Quer saber quais são eles? Então continue lendo!
O tratamento da gripe consiste basicamente em cuidados para aliviar os sintomas e guardar as energias do organismo para o sistema imune combater a infecção e promover a recuperação completa do quadro infeccioso.
Uma forma de manter as funções biológicas e assegurar que o corpo continue forte até melhorar totalmente está na ingestão de alimentos ricos em vitaminas e minerais com efeito positivo para o sistema imunológico.
A dieta da pessoa gripada deve ser pensada para que ela recupere o que foi perdido com a infecção, restaurando as reservas nutricionais e mantendo o corpo bem amparado até que esteja plenamente curado.
Antes de apontar o que comer quando se está gripado, com sugestões para consumo nos dias que seguem o aparecimento dos sintomas, vamos listar os melhores alimentos para gripe, que comprovadamente podem fornecer nutrientes e propriedades terapêuticas úteis para o organismo doente
Separamos 4 ingredientes que podem ser usados na dieta de quem está gripado e também ajudam na prevenção de infecções respiratórias, por conta dos benefícios que são capazes de proporcionar para a imunidade. Confira:
A vitamina C é bastante reconhecida pela capacidade de fortalecer o sistema imune e auxiliar na prevenção de gripes e resfriados.
O consumo regular de frutas e vegetais com alta concentração desse nutriente é altamente recomendado, mas eles também podem ser benéficos para controlar os sintomas e o mal-estar sentido pela pessoa doente.
Entre os exemplos de fontes de vitamina C mais fáceis de incluir na dieta, temos:
O mesmo vale para vegetais de folhas verdes-escuras, que são ricos em vitamina C e ferro, uma combinação poderosa para combater a inflamação provocada pela gripe e acelerar a sua recuperação. Entre os principais exemplos nessa categoria, temos o espinafre, a couve e o repolho.
O alho pode auxiliar a prevenir e a tratar as gripes e resfriados, já que possui ação anti-inflamatória e tem a possibilidade de ser utilizado em preparos diversos, de sopas a chás e gargarejos.
Apesar de pouco difundidos, o gengibre e o açafrão são exemplos de especiarias capazes de fortalecer a imunidade, auxiliar a descontaminar o organismo e a recuperar processos inflamatórios. Assim como o alho, são mais versáteis do que se imagina.
O mel pode promover a eliminação de microrganismos alojados na garganta, capazes de agravar quadros de gripe, além de servir para controlar a inflamação e aliviar o incômodo causado pela infecção, podendo ser combinado com demais ingredientes em chás e sucos.
Agora que já conhecemos alimentos que são bons para a gripe, vejamos os pratos que pode comer quando se está gripado, para ter refeições saborosas, nutritivas e que promovem alívio para os sintomas que estiver sentindo.
Veja nossas sugestões:
Essa combinação é ótima para fornecer bastante vitamina C, ferro e vitamina A, assim como fibras e outros nutrientes benéficos para a recuperação da gripe. A dica é acrescentar lascas de gengibre, hortelã e mel para impulsionar ainda mais o valor da bebida para a sua imunidade.
O preparo de um caldo de legumes é fácil, rápido e capaz de fornecer um conjunto completo de vitaminas e minerais que auxiliam no alívio do quadro de gripe. A lista de ingredientes que pode ser utilizada no preparo desse prato é bem longa, confira alguns exemplos:
Acrescente o alho para aumentar a ação anti-inflamatória. Os legumes cozidos podem ser batidos no processador para um caldo saboroso e cheio de sustância, mas se preferir, é possível cortá-los em cubinhos e preparar uma sopa.
Uma boa canja de galinha com legumes é uma ótima alternativa para quem está gripado comer e ingerir muitos nutrientes de uma só vez, incluindo proteínas, zinco, selênio, vitamina C, vitamina A, vitamina D e E.
Além de legumes, como batatas, cenouras e espinafre, junto da carne de frango cozida, você pode acrescentar arroz para incluir o grupo dos cereais na dieta convalescente.
O que não pode comer quando se está gripado?
Do outro lado da moeda, temos os alimentos que pioram a gripe e devem ser evitados. Confira uma lista do que não pode comer se quando está gripado se deseja uma recuperação mais rápida e tranquila:
Esses ingredientes pode agravar a inflamação causada pela gripe e fazer o quadro demorar mais tempo para passar, além de sobrecarregar o organismo, pode causar desconforto estomacal e fornecer baixo valor nutritivo.
Quando estamos gripados, o olfato e o paladar podem ser afetados, ao mesmo tempo que a garganta fica inflamada e sensível, dificultando para engolir os alimentos. Para superar esses obstáculos, a dica é preferir comidas quentes, ricas em líquido ou com textura pastosa.
Isso facilita o trabalho para engolir a comida, além de trazer certo conforto para a dor e inchaço.
Em relação ao sabor, uma forma de sentir o gosto dos alimentos estando gripado consiste em temperar com sal marinho, alho e açafrão, que estimulam as papilas gustativas e fazem o sabor ficar mais notável.
Esperamos que esse post mostre o que comer quando se está gripado e como estimular a nutrição durante a infecção, como parte das medidas para aliviar os sintomas e acelerar a cura. Até a próxima!
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos
Sua nova opção para tosse com a confiança de Benegrip
O antigripal líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos.
O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1
Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.
Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.
Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.
O mais novo aliado contra a febre e as dores causadas pela gripe nos pequenos6.