Benegrip Imuno Kids
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Basta o clima frio chegar para que algumas pessoas fiquem com o nariz ressecado por dentro. Para outras, pode ser que a poluição das grandes já seja o bastante para que alergias, rinites e sinusites sejam uma preocupação constante.
Mas afinal de contas, o que pode causar o ressecamento nasal? O que fazer para prevenir e tratar esse sintoma? Se essas dúvidas já passaram pela sua mente, a boa notícia é que vamos respondê-las agora mesmo, então, continue lendo!
Para entender o que causa, como prevenir e o que é bom para nariz ressecado por dentro, primeiro temos que levar nosso foco para o motivo da umidade ser tão importante para o funcionamento saudável do sistema respiratório.
De modo geral, é preciso reconhecer que a mucosa que reveste o interior das narinas, boca e garganta é constantemente umedecida pela secreção natural que o corpo produz nessas regiões. Esse muco é uma camada protetora, que evita o contato de partículas inaladas com o nosso organismo.
Em condições normais, a umidade do ar facilita a produção de muco no sistema respiratório, facilitando o trabalho do organismo e ajudando esse tipo de secreção a cobrir as vias aéreas superiores.
Isso ajuda a manter as mucosas limpas e protegidas, prendendo microrganismos e outros agentes irritantes, para que eles sejam eliminados pelo corpo sem entrar em contato com as estruturas celulares.
Dessa forma, o risco de desenvolver uma infecção, como a gripe ou o resfriado, é reduzido.
No entanto, quando o ar está frio e seco, fica mais difícil para o corpo manter as mucosas bem úmidas. A baixa temperatura faz os folículos no interior das narinas se retraírem, dificultando a filtragem do ar e aumentando o fluxo de ar, assim como o número de partículas inaladas.
Assim, o organismo acaba sobrecarregado e não consegue aquecer e umidificar o ar no interior das narinas antes dele continuar pelas vias respiratórias, o que por sua vez aumenta o risco de ficarmos com o nariz ressecado por dentro, com ardência local e irritação também na garganta.
Existem outras causas para esse sintoma, o que veremos no tópico seguinte, porém, é relevante apontar que o mecanismo por trás desse quadro costuma ter muitas similaridades.
Seja por fatores ambientais, hábitos não-saudáveis ou predisposição genética, como hipersensibilidade e alergias, o ressecamento nasal ocorre quando o corpo não consegue adequar o ar inalado de acordo com o ideal para manter as funções biológicas nas melhores condições possíveis.
Agora que já entendemos o papel do muco nasal como barreira do sistema imunológico e o que faz o corpo perder a capacidade de produzir essa secreção de maneira adequada, vamos explorar outros fatores que podem deixar o nariz ressecado por dentro. Vamos lá?
Começando pela causa mais comum, que já foi abordada no tópico anterior. O clima seco e frio, comum nos meses de outono e inverno, é um dos maiores responsáveis pelo ressecamento nasal.
Nesse contexto, temos ainda os agravantes que acompanham a estação, o ar-condicionado e o maior tempo passado em locais fechados. Ambos contribuem para uma baixa renovação do ar ambiente, aumentando a concentração de microrganismos e partículas em um espaço contido.
Dessa forma, temos um risco elevado de inalar patógenos, microrganismos causadores de doenças, como é o caso do vírus da Influenza, entre outros.
Como o nariz está ressecado por dentro, a mucosa nasal acaba ficando desprotegida, além disso, podem ocorrer lesões e sangramentos, que aumentam o risco de infecções e outros problemas relacionados.
A seguir, temos as alergias, sinusites, rinites e outros processos inflamatórios em regiões adjacentes da mucosa nasal. Esses fatores provocam inchaço, irritação e ardência local, quadros associados ao ressecamento do nariz por dentro.
Ácaros, pólen, poeira e pelos de animais são alguns dos itens que podem desencadear reações alérgicas.
Nesse contexto, fatores como a asma ou mesmo o desvio de septo nasal, podem contribuir para uma maior predisposição ao desenvolvimento de inflamação nas mucosas das vias respiratórias superiores, o que, por sua vez, pode deixar o nariz ressecado por dentro.
Sprays nasais, utilizados como descongestionantes, assim como alguns medicamentos anti-histamínicos, comuns no tratamento de alergias, podem causar um efeito rebote quando usados em excesso.
Quando isso acontece, a pessoa pode acabar prejudicando a produção de secreção no interior das narinas, o que leva ao ressecamento.
A última causa da nossa lista é a presença de toxinas, agentes irritantes e partículas dispersas no ambiente que levam ao ressecamento nasal. Nesse grupo, podemos citar os seguintes:
Chegou a hora mais esperada por muitos que pesquisam sobre esse tema, onde vamos falar o que é bom para nariz ressecado por dentro, ou seja, como tratar adequadamente esse tipo de problema.
Para evitar que fique com o nariz ressecado por dentro, é ideal identificar os fatores de risco na sua rotina e tomar os devidos cuidados com as mudanças climáticas que acontecem com a mudança nas estações, além de tomar algumas medidas para reduzir o acúmulo de partículas irritantes e microrganismos no local onde você passa o seu dia.
Para tratar esse sintoma, elevar a umidade do ar ambiente, manter as narinas limpas e procurar um especialista para obter um diagnóstico preciso, assim como um tratamento medicamentoso quando necessário, são as melhores opções
Em termos práticos, aqui vão nossas dicas de como cuidar do nariz ressecado por dentro:
Como vimos, a gripe é uma das causadoras do ressecamento nasal. Quando isso ocorre, a limpeza da mucosa pode ajudar a controlar a inflamação que deixa o local seco, inchado e dolorido, além de melhorar a respiração e ajudar o organismo a expulsar o vírus que provoca a infecção.
Nesse caso, é possível optar pelo uso de uma solução à base de sal, soro fisiológico ou outro específico para esse fim. Combine esse método com o uso de umidificadores de ambiente para otimizar os resultados.
Por fim, lembramos que reforçar a hidratação, tomar chás e sopas quentes, que emitem vapores que podem ser inalados, também complementam o tratamento da gripe e ajudam a melhorar o nariz ressecado por dentro.
Esperamos ter tirado todas suas dúvidas e ajudado a encontrar a solução ideal para o ressecamento nasal. Não deixe de continuar acompanhando as postagens do Portal da Saúde para mais dicas e guias práticos de prevenção.
Até a próxima!
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
Fahy JV, Dickey BF. Airway mucus function and dysfunction. N Engl J Med. 2010 Dec 2;363(23):2233-47. doi: 10.1056/NEJMra0910061. PMID: 21121836; PMCID: PMC4048736.
Rubin BK. Aerosol Medications for Treatment of Mucus Clearance Disorders. Respir Care. 2015 Jun;60(6):825-9; discussion 830-32. doi: 10.4187/respcare.04087. PMID: 26070577.
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos
Sua nova opção para tosse com a confiança de Benegrip
O antigripal líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos.
O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1
Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.
Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.
Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.
O mais novo aliado contra a febre e as dores causadas pela gripe nos pequenos6.