Benegrip Imuno Kids
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
De onde surgem as perguntas sobre a gripe mais comuns? Por que temos tantas dúvidas sobre essa doença, apesar de ela ser tão frequente e ter um tratamento amplamente conhecido? É isso que vamos esclarecer agora!
Embora seja habitual, a gripe comum também é capaz de gerar muitas dúvidas. Todos já ouviram coisas como “banho frio causa gripe” ou “gripe e resfriado é a mesma coisa”, mas será que isso é verdade?
O tratamento da gripe é fortemente afetado pela nossa cultura. Todos temos uma receita caseira ou uma história passada entre as gerações sobre o que é bom ou ruim nesse momento.
Na prática, nem sempre essas histórias têm fundamento, já que são afetadas por fatores muitas vezes desconhecidos ou mal interpretados. Para responder às principais perguntas sobre a gripe, fomos atrás de estudos e informações comprovadas. Continue lendo!
Quer tirar todas suas dúvidas sobre a gripe, dos principais sintomas e tempo de duração até os tipos de gripe, como ocorre a transmissão e como se prevenir? Então chegou a hora, confira 17 perguntas e respostas sobre a gripe:
Começando pelo básico, o que é a gripe? Esse é o nome dado a uma infecção viral do sistema respiratório, causada pelo vírus da Influenza. Ela ocorre em epidemias sazonais, principalmente nos meses mais secos e frios.
De modo geral, ela atinge desde a mucosa nasal até o pulmão. Sendo assim, além do desconforto causado pelos sintomas, ela pode levar a quadros de pneumonia como complicação, o que eleva o risco da doença e exige maiores cuidados.
Uma das perguntas sobre a gripe feitas com maior frequência aborda a lista de sintomas. Nesse caso, os mais comuns são:
Entre esses sintomas da gripe, a febre é um dos mais importantes e primeiros a aparecer. Normalmente, ela ocorre nos primeiros três dias da doença.
Nesse período os outros sintomas também ocorrem em maior intensidade, diminuindo gradativamente seu impacto até o fim do quadro.
A gripe dura de sete a dez dias em média, sendo que os sintomas se manifestam com mais intensidade nos três primeiros, junto da febre. Depois do período inicial, o corpo começa a se recuperar e os sintomas diminuem de intensidade com o passar dos dias.
O vírus da Influenza pode apresentar diferentes mutações, causando assim tipos de gripe diferentes. Podemos dividi-los entre os tipos A, B e C, cada um deles podendo apresentar subgrupos.
Na prática, devemos focar nos tipos A e B, pois são eles os responsáveis pelas epidemias de gripe sazonal.
Como exemplo, podemos citar as linhagens de Influenza B, que afetam apenas os humanos, e de Influenza A, que afetam animais e humanos, como é o caso da H1N1, que ficou conhecida como gripe suína.
A diferença entre gripe e resfriado está principalmente no agente causador e na intensidade dos sintomas.
A gripe, como vimos, é causada pelo vírus da Influenza, já o resfriado é um tipo de virose do sistema respiratório superior, com mais de 200 patógenos diferentes conhecidos.
Além disso, a febre é um dos principais sintomas da gripe, porém, ela raramente ocorre em resfriados, sendo comum apenas na infância. Os demais sintomas, como dores e sensação de cansaço, também são mais fortes na gripe.
A cura da gripe é feita exclusivamente pelo sistema imunológico do indivíduo. Ou seja, depois de contraída, não há muito o que fazer além de repousar e tratar os sintomas para diminuir o desconforto e evitar complicações.
Continuando a resposta da última pergunta sobre a gripe, para aliviar os sintomas é muito importante o repouso. Isso evitará que o corpo gaste ainda mais energia e protege o sistema imunológico para que ele combata o vírus.
Além disso, a hidratação é muito importante. Beber bastante líquido ajuda a hidratar as mucosas e evita o ressecamento, que pode agravar a inflamação local. A alimentação deve ajudar nisso, com sopas, caldos e chás.
Por fim, medicamentos com ação analgésica, antitérmica e/ou antialérgica também podem ser usados para diminuir os sintomas, seguindo sempre as recomendações do seu médico.
A gripe é transmitida principalmente pelo ar, ou seja, a pessoa contaminada pode expelir gotículas de secreção contendo o vírus ao espirrar, respirar e falar, que posteriormente podem ser inaladas ou engolidas.
Podemos considerar a boca e o nariz como as principais portas de entrada para o vírus, seja pelo contato direto, conforme citado, ou indireto, que ocorre quando tocamos em uma superfície contaminada e depois levamos as mãos ao rosto.
A ideia de que tomar banho frio pode causar ou piorar uma gripe não passa de um mito. Lembre-se: a gripe é causada pelo vírus da Influenza e nada mais. Na realidade, tomar um banho com água fria, em torno de 20 °C pode até ajudar a controlar a febre.
Outro mito similar é sobre tomar sorvete ou consumir bebidas geladas quando se está gripado. Novamente, essas ações não são tão prejudiciais como se imagina. De fato, sintomas como a garganta inflamada podem até ser aliviados com alimentos gelados.
Mas não encare isso como uma desculpa para só tomar sorvete quando estiver gripado. Bebidas quentes são mais indicadas para aliviar a irritação nas mucosas, umedecer as narinas com os vapores inalados e facilitar a ingestão de nutrientes.
Sorvetes não são muito nutritivos e podem ocasionar choque térmico quando consumidos juntamente de alimentos quentes, o que pode causar mais irritabilidade e sobrecarga no organismo.
A prevenção da gripe começa pela adequação dos nossos hábitos de rotina. Entre as principais recomendações temos:
Além de todas essas medidas, a principal delas ainda é a vacina da gripe, sendo a única forma com eficácia comprovada para se prevenir.
Sim, a vacina da gripe é segura. Ela utiliza um vírus desativado e não provoca sintomas adversos. A única contraindicação da vacina é para pessoas com alergia a proteína do ovo, que é utilizada para produção do imunizante.
Em casos em que a pessoa tomou a vacina e mesmo assim ficou doente, pode se tratar de um resfriado, que se trata de uma doença diferente, ou então que ela tomou o imunizante durante o período de incubação do vírus.
O vírus da gripe tem um alto potencial de mutação. Antes da epidemia sazonal, a vacina é produzida para combater os tipos de gripe e subgrupos do vírus que estão em maior evidência naquele período, aumentando assim o seu potencial de imunização.
Como a gripe sazonal ocorre uma vez ao ano, a campanha de vacinação segue a mesma frequência.
Sim, a máscara facial pode ajudar na prevenção da gripe, assim como é eficiente para evitar a Covid-19. Ela evita que partículas contaminadas dispersas no ar entrem em contato com nosso sistema respiratório, prevenindo a transmissão pelo meio mais comum.
A gripe H1N1 é uma forma mais agressiva de gripe, que apresenta mais chances de complicações graves, com maior risco de fatalidade.
Os sintomas são muito similares aos da gripe comum, mas alguns casos podem apresentar maior severidade e estar acompanhado de náusea, diarreia e falta de ar.
Vale destacar que a vacina da gripe também é eficaz na prevenção da H1N1, portanto é muito importante tomar o imunizante sempre que possível e recomendado.
A gripe aviária é um dos subtipos da Influenza, afetando principalmente as aves, mas com potencial para infectar outros animais, inclusive os humanos. A transmissão ocorre por contato com as secreções, como fezes, sangue e outros.
Os sintomas e o risco para esse tipo de gripe são os mesmos para outros casos já citados, sendo essencial adotar métodos preventivos, incluindo a vacinação, e, caso já esteja com a doença, procurar aliviar o desconforto e fazer repouso.
O ideal é acompanhar os sintomas iniciais, se estiverem sob controle, ir ao hospital pode não ser o recomendado. Quando ficamos doentes, nosso sistema imunológico está com uma alta demanda, que pode ficar maior se exposta ao ambiente de unidades de saúde.
Nos três primeiros dias, fique atento que estiver sentindo, principalmente a febre. Ela costuma ser alta, em torno de 38 ºC, mas deve se manter estável, controlada por medicamentos e não deve durar várias horas.
Se a febre não ceder ou notar que após os três primeiros dias os sintomas não melhoram, procure atendimento médico. Isso vale também para o caso de notar sintomas incomuns para quadros de gripe comum, como dor no peito, febre acima de 40 °C, falta de ar e similares.
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos
Sua nova opção para tosse com a confiança de Benegrip
O antigripal líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos.
O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1
Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.
Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.
Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.
O mais novo aliado contra a febre e as dores causadas pela gripe nos pequenos6.