Imagem do post Por que a gripe dá dor de cabeça e como aliviar esse sintoma?

Na maioria das vezes, a gripe dá dor de cabeça e incomoda bastante a pessoa doente, mas por que será que esse sintoma ocorre? Se essa pergunta já passou pela sua mente, hoje é o seu dia de sorte, pois, além de dar a resposta, também vamos falar sobre como aliviar a dor de cabeça da gripe.

Embora seja uma doença comum, a Influenza causa um grande incômodo e pode impactar bastante nossa rotina. Enquanto o nosso sistema imune combate o vírus e cura o organismo, temos que enfrentar o quadro de sintomas da melhor forma possível.

Vejamos então descobrir por que a gripe dá dor de cabeça e o que pode ser feito para diminuir a severidade desse sintoma durante a manifestação da doença. Continue lendo!

O que é a gripe? Quais seus sintomas?

Antes de falar sobre o tema principal, é interessante definir o que é a gripe. Também chamada de Influenza, por conta do vírus que a provoca, essa é uma infecção do sistema respiratório que atinge tanto as vias aéreas superiores, nariz e garganta, como os pulmões.

É uma doença autolimitada, ou seja, possui uma evolução específica com começo, meio e fim. No início, a pessoa gripada apresenta febre de forma súbita e os demais sintomas da gripe aparecem de forma intensa, o que dura cerca de três dias.

Depois, a febre pode desaparecer e o quadro geral tende a diminuir de intensidade. Desse momento até o fim da gripe, os sintomas apresentam uma melhora gradativa até sumirem completamente, o que pode levar entre quatro e sete dias, em média.

Os sintomas comuns da gripe incluem:

  • Febre súbita, acima de 38 ºC;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no corpo;
  • Garganta inflamada ou dolorida;
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Espirros;
  • Congestão nasal;
  • Fadiga;
  • Calafrios.

Como é a dor de cabeça da gripe?

A dor de cabeça por causa da gripe costuma ser persistente e concentrada nas regiões inflamadas, ao redor dos seios da face. O mais comum é sentir uma dor contínua ou latejante, que irradia a partir da região central da testa, entre as sobrancelhas, e das maçãs do rosto, abaixo dos olhos.

No entanto, ela também pode atingir outras áreas. De acordo com a severidade do quadro, a pessoa gripada pode ter dor atrás dos olhos, na nuca, no maxilar ou nas laterais da cabeça. Dependendo da intensidade, esse sintoma também pode vir acompanhado de tontura.

Por que a gripe dá dor de cabeça?

Os principiais sintomas da gripe acontecem por conta de dois fatores: o vírus impedindo a atividade celular padrão para usar essas estruturas para se multiplicar e a reação do sistema imunológico para impedir seu avanço e expulsá-lo do nosso corpo.

É por isso que temos a febre como sintoma inicial. Ao detectar a presença do invasor no organismo, o limiar térmico no hipotálamo é elevado pela produção de enzimas específicas, que também agem para bloquear os mecanismos do corpo para redução da temperatura, como dispersão de calor e produção de suor.

Dessa forma, a alta temperatura corporal torna o ambiente interno menos adequado para a sobrevivência e propagação do vírus, servindo como contenção inicial.

Outros sintomas, como o nariz entupido e a dor de garganta, são associados à inflamação que surge com a gripe. Isso ocorre pela dilatação dos vasos sanguíneos, o que serve tanto para sinalizar que uma região foi afetada pelo vírus quanto para facilitar o transporte de células de defesa ao local.

Mas então, por que a gripe dá dor de cabeça? Esse sintoma pode ser provocado por dois fatores principais, são eles:

  • Inflamação nos seios da face: a sinusite é a inflamação dos seios da face, que ficam ao redor da cavidade nasal, podendo ocorrer por conta da infecção viral.

    Os vasos sanguíneos dilatam, causando inchaço e dor no local, que pode afetar principalmente as maçãs do rosto e o meio da testa, entre as sobrancelhas, mas também pode irradiar para áreas adjacentes;

  • Ação de citocinas no organismo: as citocinas são moléculas que participam da fisiologia dos leucócitos, células de defesa que auxiliam no processo inflamatório e combate aos efeitos de patógenos (qualquer microrganismo capaz de causar uma doença).

    Elas se ligam a membrana de células afetadas pelo vírus, no caso de gripes e resfriados, sinalizando sua presença.

    De acordo com os subtipos, elas podem ser pró-inflamatórias e anti-inflamatórias. Logo, elas podem dar início ao processo inflamatório, levando a dor de cabeça por causa da gripe, para depois auxiliar no tratamento da lesão nos tecidos afetados.

A gripe dá dor de cabeça também se a pessoa ficar desidratada, o que tende a ocorrer por conta da febre e dificuldade de deglutir, que pode prejudicar a vontade de se hidratar.

Como aliviar a dor de cabeça da gripe?

Todo tratamento para a gripe é voltado para cuidar dos seus sintomas, enquanto o sistema imune cura o organismo. Com isso, você pode aliviar a dor de cabeça da gripe ao tomar medicamentos analgésicos, que bloqueiam os sensores do sistema nervoso que provocam a sensação dolorosa.

Ao mesmo tempo, é recomendado optar por ativos que possuem efeito secundário como anti-inflamatórios, auxiliando o organismo a manter o inchaço local sob controle e reduzir aos poucos para não causar lesões graves.

Junto disso, tomar bastante água, alimentar-se bem e fazer repouso são medidas importantes. A ingestão de fluidos e nutrientes diminui o risco de desidratação e fornece todas vitaminas e minerais que fortalecem nossa imunidade, enquanto o descanso evita a sobrecarga do corpo e reduz o incômodo associado a dor, por diminuir os movimentos realizados.

Pronto, agora você já sabe por que a gripe dá dor de cabeça, como ela ocorre e o que fazer para aliviar esse sintoma. Lembre-se de tomar a vacina da gripe para fortalecer a prevenção contra o vírus, além de manter a ingestão regular de nutrientes importantes para o sistema imune.

Algumas pessoas podem ter reações adversas ao tomar o imunizante. Logo, a vacina da gripe dá dor de cabeça leve em alguns casos, mas isso costuma ser moderado e com duração curta, cerca de 48 horas no máximo. Bem melhor do que pegar uma gripe e ficar com o sintoma por mais de uma semana, não é mesmo?

Imagem ilustrativa com embalagens de todos os produtos Benegrip

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Banning M. Influenza: incidence, symptoms and treatment. Br J Nurs. 2005 Dec 8-2006 Jan 11;14(22):1192-7. doi: 10.12968/bjon.2005.14.22.20172. PMID: 16509437.


Ghebrehewet S, MacPherson P, Ho A. Influenza. BMJ. 2016;355:i6258. Published 2016 Dec 7. doi:10.1136/bmj.i6258


Sanarmed [Internet]. Citocinas: definição, propriedades, via e mecanismos de ação. Disponível em: https://www.sanarmed.com/citocinas. Acesso em abril/2022.


Centers for Disease Control and Prevention [Internet]. Flu Shot. Disponível em: https://www.cdc.gov/flu/prevent/flushot.htm. Acesso em abril/2022.


Encontre o Benegrip ideal para você

Embalagem do Benedesc Plus

Benedesc Plus

Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais