Quando a tosse é preocupante

Mesmo que seja um reflexo do organismo para limpar a garganta e expulsar corpos estranhos que possam ter invadido as vias aéreas, a tosse é sinal de que algo está causando irritação no nosso sistema respiratório, exigindo atenção e cuidado.

Saber quando a tosse é preocupante se torna essencial para o cuidado com certas doenças. Seja ela crônica ou aguda, seca ou produtiva, diferentes fatores de risco influenciam a forma como se lida com esse sintoma.

Aqui vamos explicar por que tossimos, causas comuns da tosse e quando ela é motivo de preocupação. Também falaremos sobre qual médico procurar para o tratamento, quais os principais tipos de tosse e o que pode ser feito para trazer um pouco de alívio ao sintoma.

Continue lendo!

Por que tossimos + Causas da tosse

É preciso entender que a tosse faz parte dos mecanismos que ajudam a defender nosso corpo de agentes externos que possam provocar irritação local ou mesmo infeccionar o organismo. Ela é um reflexo involuntário, que contrai o tórax e expele o ar rapidamente pela boca.

Com isso, o ar carrega junto a secreção acumulada na garganta e, possivelmente, qualquer partícula que tenha entrado na garganta e esteja provocando essa reação. Entre as causas de tosse mais comuns, podemos citar:

  • infecções respiratórias, como gripe e resfriado;
  • alergias;
  • inflamações na garganta;
  • bronquite;
  • bronquiolite;
  • sinusite;
  • refluxo;
  • pneumonia;
  • tuberculose.

Quando a tosse é preocupante?

Devemos encará-la como um sinal de alerta, que deve ser observado com cuidado para ter uma noção real do que está acontecendo no nosso corpo. Embora em muitos casos seja algo simples, existem situações que indicam que o quadro é mais sério.

Quando a tosse é preocupante, ela apresenta algum dos fatores descritos a seguir:

  • presença de sangue ao tossir;
  • dificuldade em respirar;
  • dores no peito;
  • inchaço nas laterais do pescoço;
  • aumento de intensidade das crises;
  • duração superior a três semanas;
  • tosse e febre alta persistentes.

Nesses casos, o mais indicado é procurar um pronto-socorro para atendimento médico, o que permite uma avaliação de risco adequada.

Tosse com sangue

Quando a tosse for produtiva e a secreção eliminada apresentar manchas de sangue, é sinal que há uma lesão grave, que pode estar ao longo das vias respiratórias ou mesmo nos pulmões.

Entre as causas de tosse com sangue, temos a pneumonia, tuberculose e câncer de pulmão, por isso é tão necessário procurar atendimento médico de urgência.

Tosse persistente

Quando a tosse persiste por mais de três semanas, ela pode ser considerada subaguda, a partir de oito semanas passa a ser crônica. Para ambas as situações, a preocupação em procurar um médico é indicada para obter um diagnóstico o mais cedo possível.

Muitos fatores podem levar a esse quadro, desde baixa imunidade e inflamações frequentes até mesmo a casos de tuberculose.

Tosse com febre alta

A febre alta é sintoma de infecção, por isso, quando a tosse for acompanhada do aumento na temperatura, é indicado procurar auxílio médico, principalmente para perfis de risco nas doenças respiratórias, como crianças pequenas, idosos, gestantes e lactantes.

Febre alta e tosse podem indicar gripes, resfriados ou outras infecções respiratórias.

Qual médico procurar por causa da tosse?

Em geral, quando a tosse é preocupante, o melhor a se fazer é procurar atendimento médico de urgência, onde o paciente pode ser atendido por um clínico geral. Em relação a consultas com especialistas, o pneumologista costuma ser o mais indicado para avaliar a tosse.

O que é tosse produtiva e tosse seca?

Considerando que a tosse é sinal de que algo está provocando irritações ou tentando invadir o organismo, além de avaliar os casos mais preocupantes, também é interessante conhecer os principais tipos de tosse e o que eles costumam indicar, informações que tendem a auxiliar o diagnóstico e o tratamento do sintoma.

Pensando nisso, vejamos mais sobre tosse produtiva e tosse seca:

O que é tosse produtiva?

De modo geral, a tosse produtiva é aquela na qual ocorre expectoração de catarro ao tossir. Normalmente, indica a presença de infecções no sistema respiratório, já que a secreção produzida faz parte da reação imune para capturar e eliminar bactérias e vírus que podem causar essas doenças.

A cor do catarro pode indicar a natureza do patógeno, sendo que uma coloração esbranquiçada tende a ocorrer em infecções virais, enquanto catarro esverdeado (ou amarelado) costuma indicar uma causa bacteriana.

Tosse seca

A tosse seca é mais comum em casos de reação alérgica ou inflamação na garganta. Sua principal característica é a ausência de catarro, mas também podemos classificar os tipos de tosse seca de acordo com a duração do sintoma, da seguinte forma:

  • até três semanas: tosse seca aguda;
  • entre três e oito semanas: tosse seca subaguda;
  • acima de oito semanas: tosse seca crônica.

Como aliviar crises de tosse?

De modo geral, não é indicado suprimir a tosse a todo custo, mas é possível adotar medidas para aliviar o sintoma, sobretudo em momentos de crise, diminuindo o mal-estar do paciente, principalmente quando ele já tiver sido diagnosticado.

Nesse caso, é essencial seguir as recomendações e o tratamento indicado pelo médico, verificando com ele se alguma medida adicional pode ser aplicada ao caso com segurança.

Para diminuir o mal-estar causado pelas crises de tosse, é possível adotar as seguintes medidas:

  • fique em um ambiente limpo e ventilado, livre de poeira ou outros agentes irritantes;
  • utilize um umidificador de ar para reduzir o efeito do clima seco na garganta;
  • prefira uma alimentação mais leve, rica em fluidos para ajudar a manter a garganta limpa e úmida;
  • prefira alimentos anti-inflamatórios, como alho, limão, mel e outros ingredientes que servem para o preparo de sopas, caldos e chás;
  • beba bastante água;
  • se possível, faça inalação com nebulizadores e soro fisiológico.
  • Em alguns casos você pode utilizar um antitussígeno, como xaropes que aliviam a tosse.

Algumas dessas medidas podem ser adotadas até mesmo em casos de tosse preocupante, mas é recomendado verificar com seu médico se elas são efetivas e seguras para o quadro de cada um.

A tosse é sinal de que algo está incomodando ou tentando invadir o organismo. Então, é essencial acompanhar o sintoma com atenção. Esperamos que esse post tenha ajudado a identificar os fatores de risco e como proceder em cada situação.

Para mais dicas de prevenção e tratamento, acesse o Portal da Saúde. Até a próxima!

Imagem ilustrativa com embalagens do produto Benetosse

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Encontre o Benegrip ideal para você

Embalagem do Benedesc Plus

Benedesc Plus

Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais