
Benegrip Imuno Kids
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
O resfriado comum e a gripe causam sintomas bem parecidos e costumam ser confundidos com frequência. Mesmo assim, podemos apontar diferenças em relação à duração, intensidade e ao risco de complicações entre eles, pelo menos na maioria dos casos.
Afinal, você sabe quanto tempo dura um resfriado, quais seus principais sintomas e como saber se é gripe ou resfriado que está causando seu mal-estar? Se tem dúvidas sobre o assunto, hoje é seu dia de sorte, pois essas são as perguntas que vamos responder nesse post.
Aproveite a leitura!
O resfriado é um tipo de infecção viral que atinge principalmente o sistema respiratório superior, incluindo as regiões ao redor de nariz, boca e garganta. Geralmente, não causa um mal-estar muito intenso e não leva a complicações graves para a maioria das pessoas.
Na prática, pode ser classificado como uma virose respiratória, já que esse tipo de infecção é causada por vários tipos de vírus diferentes. Entre os culpados mais comuns, temos o rinovírus e o parainfluenza, mas a lista completa tem mais de 200 patógenos conhecidos.
Quando ocorre a contaminação, o vírus usa as células respiratórias para sobreviver e multiplicar, impedindo que elas cumpram suas funções biológicas. Para suprimir sua presença no organismo, o sistema imune é acionado dando início aos sintomas.
Então, quais são os principais sintomas do resfriado? Cada caso pode variar um pouco, mas o quadro mais comum apresenta os seguintes:
Apesar de incomodar bastante, a intensidade dos sintomas no resfriado costuma ser moderada. Ao contrário de infecções respiratórias mais fortes, como a gripe, é raro acontecer febre e outros problemas mais graves.
A maioria dos resfriados costuma durar pelo menos quatro dias, mas essa média pode variar entre apenas dois ou até sete dias até que o corpo se recupere da infecção. Depende muito do caso e do quadro.
Pronto, sabemos quanto tempo dura um resfriado, mas e quando temos um resfriado que dura mais de uma semana? O que pode causar esse quadro sintomático longo? O que fazer nesse caso?
Para essas questões, não há respostas simples. O organismo de cada pessoa responde de uma maneira diferente ao quadro infeccioso, o que já pode ser o suficiente para fazer o resfriado se prolongar.
Por um lado, um sistema imune forte não costuma ter problemas para cuidar de um simples resfriado, mas quem tem está com a imunidade baixa pode ter mais dificuldades, tanto com sintomas mais fortes quanto com quadros mais extensos.
Dessa forma, recomenda-se o repouso, tomar medicamentos antigripais para aliviar os sintomas (consultando seu médico antes) e cuidar bem da alimentação e hidratação. O risco de complicações é baixo, mas devemos fazer nossa parte para facilitar a recuperação.
Outro ponto que merece atenção é que o quadro de resfriado se assemelha a muitas outras infecções respiratórias, como a gripe ou mesmo algumas variantes da covid-19. Assim, fique atento se os sintomas não responderem ao tratamento, apresentarem piora ou se forem atípicos ao caso.
Conforme acabamos de mencionar, a gripe e o resfriado são bem parecidos, causando bastante confusão entre os quadros. Uma diferença importante é que a primeira costuma ser mais forte e duradoura que a segunda.
A gripe, causada pelo vírus Influenza, pode atingir todo o sistema respiratório e provocar uma infecção mais intensa. Dessa forma, a febre se torna um sintoma frequente em praticamente todos os casos. Também vale mencionar que o risco de complicações sérias é maior, o que exige mais cuidados.
E então, como saber se é gripe ou resfriado? Na prática, esse diagnóstico só pode ser feito por um médico e por meio de exames clínicos. Apenas observar o quadro de sintomas não basta, já que cada pessoa pode apresentar queixas diferentes de outras.
A boa notícia é que o tratamento de gripes e resfriados costuma ser o mesmo, focado em repouso, hidratação, alimentação nutritiva e remédios com ação analgésica e antitérmica, no intuito de aliviar os sintomas e ajudar o sistema imune a combater a infecção.
Mas fique atento, se os sintomas não passarem ou apresentarem uma piora notável, busque atendimento médico para avaliar o quadro.
Agora que já sabemos quanto tempo dura um resfriado, quais os principais sintomas e como tratar todo esse mal-estar, ficou faltando explicar sobre pessoas que pegam resfriados frequentes, o que pode ser responsável por esse problema?
Similar quando temos um resfriado que dura mais de uma semana, isso pode estar ligado à baixa imunidade. Quando estamos com as defesas fracas, o organismo tem mais dificuldade para combater o vírus e precisa de mais tempo para se recuperar depois que a infecção passa.
Assim, temos uma maior vulnerabilidade a esses vírus oportunistas, principalmente nos meses de outono e inverno, quando o clima frio e seco facilita a sobrevivência desses microrganismos e passamos mais tempo em ambientes fechados, aumentando sua propagação.
Vale lembrar ainda que crianças, idosos, gestantes, lactantes e pessoas com comorbidades diversas, principalmente as imunodeprimidas, são mais sensíveis a essas infecções e têm maior risco de complicações. Portanto, o cuidado deve ser redobrado.
A transmissão do resfriado pode acontecer pela inalação do vírus com a respiração ou quando tocamos nas mãos de uma pessoa infectada depois dela ter espirrado, tossido ou assoado o nariz, por exemplo, ou então tocar em algum objeto que ela pegou depois de ter feito uma dessas ações.
Dessa forma, as medidas de prevenção do resfriado são as seguintes:
Por fim, se você estiver sentindo sintomas de resfriado ou gripe, faça sua parte para evitar a transmissão, cuidando da higiene pessoal, cobrindo o rosto quando for tossir ou espirrar, mantendo o repouso e evitando o contato com outros enquanto o quadro não passar.
Por hoje é só, nesse post você conferiu quanto tempo dura um resfriado e outras informações importantes para prevenir e tratar essa doença. Esperamos que tenha tirado suas dúvidas e gostado do nosso conteúdo.
Para mais dicas de saúde e bem-estar, acompanhe as demais postagens do blog Portal da Saúde. Até a próxima!
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos
Sua nova opção para tosse com a confiança de Benegrip
O antigripal líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos.
O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1
Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.
Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.
Suplemento Alimentar
Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.
O mais novo aliado contra a febre e as dores causadas pela gripe nos pequenos6.