Resfriado da febre

Apesar de não ser algo muito comum, em alguns casos o resfriado dá febre e exige um pouco mais de cuidado para manter a temperatura controlada, além da atenção redobrada com a hidratação, por conta da perda de fluidos que acontece com a transpiração do estado febril.

De modo geral, os adultos normalmente não apresentam esse sintoma, apenas em condições específicas, quando o sistema imune já está sobrecarregado ou debilitado. Por outro lado, crianças pequenas são mais suscetíveis a ter febre causada pelo resfriado comum.

Nesse post, vamos mostrar quais os sintomas comuns do resfriado, o que pode causar a febre, de quantos graus é o aumento da temperatura e quantos dias o sintoma costuma se apresentar. Por fim, reunimos algumas dicas do que fazer para baixar a febre do resfriado. Continue lendo!

O que é o resfriado?

O resfriado é um tipo de infecção viral que acomete o sistema respiratório da mucosa nasal até a garganta. De modo geral, provoca um quadro de intensidade leve ou moderada, incomodando mas sem causar um grande mal-estar, daqueles que derrubam a gente.

Na maioria das vezes, o resfriado não costuma durar mais do que alguns dias, ficando numa média entre quatro e sete dias do início dos sintomas até a recuperação completa. Quanto mais forte estiver a imunidade, maiores as chances de uma cura rápida.

Quais os sintomas comuns de resfriado?

Conforme mencionamos, o quadro sintomático de uma pessoa resfriada não costuma ser muito forte, principalmente se considerarmos um adulto saudável. Nesse caso, os sintomas do resfriados podem ser os seguintes:

  • dor de cabeça;
  • dor de garganta;
  • dores pelo corpo;
  • nariz escorrendo;
  • nariz entupido;
  • irritação e inflamação de garganta;
  • tosse seca.

Para tratar esses sintomas, é recomendado fazer repouso, beber bastante água e preferir alimentos quentes e leves, como sopas, chás e caldos de legumes com carnes magras.

Além disso, pode ser interessante o uso de remédios antigripais para aliviar o mal-estar e ajudar o organismo a combater a infecção. Lembrando que é fundamental só utilizar medicamentos sob orientação médica.

Resfriado dá febre? De quantos graus?

Pode não ser frequente ou comum, mas o resfriado dá febre em algumas pessoas. Normalmente, isso acontece quando a imunidade do paciente está baixa ou quando ele possui alguma comorbidade que dificulta a capacidade do organismo de se defender dos vírus que causam esse tipo de problema.

Por outro lado, entre as crianças, pode ser mais comum ter febre por conta do resfriado. Isso acontece porque elas têm um sistema imune que ainda não se desenvolveu por completo, portanto não apresentam anticorpos e células de defesa para lidar adequadamente com o vírus.

Também é mais comum esse sintoma nos pequenos por eles terem vias respiratórias mais estreitas e órgãos próximos uns dos outros, facilitando a propagação da infecção.

A boa notícia é que esse aumento na temperatura tende a ser moderado. Na maioria das vezes, a temperatura fica abaixo dos 38 ºC e não persiste por longos períodos, sendo mais fácil de controlar o estado febril.

Por que o resfriado dá febre em alguns casos e outros não?

No resfriado, a febre não é um sintoma comum, pois se trata de um processo infeccioso mais limitado e leve, que não compromete os pulmões ou prejudica muito a respiração, como pode ocorrer em outras doenças, como a gripe ou a covid-19, por exemplo.

Porém, quando o vírus encontra condições favoráveis em nosso corpo, ele pode contaminar as células com mais facilidade e rapidez, exigindo uma reação imune de maior intensidade. Conforme apontado, isso pode ocorrer nos seguintes casos:

  • pessoas com imunidade baixa ou que tiveram infecções respiratórias há pouco tempo;
  • idosos e pacientes com comorbidades, que possuem a saúde debilitada e apresentam redução na eficiência do sistema imune;
  • bebês e crianças pequenas, principalmente menores de cinco anos e no início da fase escolar.

Febre de resfriado dura quantos dias?

Além de ter uma temperatura não muito alta, a febre do resfriado não dura muitos dias, sendo mais comum sua ocorrência nos primeiros dias da infecção. Pode haver variação de uma pessoa para outra, mas, na maioria dos casos, a febre surge apenas nos dois ou três primeiros dias do resfriado.

Após esse período, a temperatura deve se estabilizar e o restante dos sintomas diminui  gradativamente de intensidade, até que a recuperação seja completa.

Como baixar a febre de resfriado?

A febre do resfriado pode não ser muito alta, mas é interessante mantê-la sob controle, com alguns períodos de temperatura normal para o corpo, o que diminui o impacto e o desconforto.

Nesse caso, é recomendado adotar alguns cuidados caseiros e buscar medicamentos com ação antitérmica, que agem para reduzir o limiar térmico e cessar o estado febril. Veja como baixar a febre do resfriado:

  • banhos mornos podem ajudar a baixar a febre, facilitando a perda de calor para o ambiente;
  • compressas frias ou mornas sobre a testa e nas axilas podem ajudar a reduzir a temperatura do corpo, principalmente nas crianças;
  • remédios antigripais, que possuem ação antitérmica (anti-pirética) podem fazer a febre baixar.

Além dessas medidas simples, também é interessante manter a pessoa resfriada bem hidratada, já que a febre pode facilitar a perda de líquidos e causar risco de desidratação, especialmente entre as crianças.

Atenção antes de medicar seu filho!

Fique atento se o remédio para aliviar a febre é adequado para a idade do seu filho. Medicamentos como o Benegrip tradicional, por exemplo, são recomendados apenas a partir dos 12 anos de idade, enquanto o antigripal líquido Benegrip Multi já é indicado a partir dos dois anos.

Para aliviar a febre em bebês menores de dois anos, é necessário ter bastante cuidado e apoio do pediatra da criança. Em relação a medicamentos, é mais comum encontrar versões em gotas, recomendadas a partir dos seis meses de idade, como é o caso do Benegrip Multi Febre e Dor.

De qualquer modo, o pediatra é o profissional capacitado para diagnosticar e indicar o tratamento adequado para bebês e crianças.

Além disso, não deixe de procurá-lo caso a febre não baixe com a medicação, atinja temperaturas mais altas, acima de 38 ºC, e permaneça recorrente por mais de quatro dias do início dos sintomas.

No mais, com repouso, hidratação, dieta nutritiva e leve, medicação adequada e uma boa dose de cuidados, o resfriado tende a passar bem rápido e sem maiores riscos de complicações, mesmo quando houver febre.

E então, gostou do post? Não deixe de compartilhar esse conteúdo com seus amigos e familiares que precisam dessas informações. Além disso, o blog Portal da Saúde tem muitos outros conteúdos sobre bem-estar, saúde, sintomas e tratamento para a gripe. Vale a pena conferir!

Imagem ilustrativa com embalagens de todos os produtos Benegrip

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Encontre o Benegrip ideal para você

Embalagem do Benedesc Plus

Benedesc Plus

Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais