Benegrip Imuno Kids
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Na dúvida se está com rinite ou gripe? Não se preocupe, vamos explicar qual a diferença entre essas doenças, listar os principais sintomas e indicar a maneira ideal de tratar cada uma delas.
Muitas doenças respiratórias compartilham sintomas e tendem acontecer com maior frequência durante os meses mais frios e secos do ano. Tanta similaridade costuma confundir e dificultar a busca por um tratamento adequado.
Veja a seguir o que é a gripe, o que é a rinite e qual a diferença entre elas. Continue lendo!
Vamos começar entendendo o que é de fato a gripe e quais os sintomas provocados por essa doença.
De modo geral, trata-se de uma infecção respiratória que atinge narinas, boca, garganta e pulmões. Apesar de autolimitada e gravidade moderada, ela pode trazer riscos elevados para idosos, crianças, gestantes e outros indivíduos com a saúde debilitada.
A gripe é causada pelo vírus da Influenza e tem sua sazonalidade durante o outono e inverno, meses onde o clima frio e seco favorece a sobrevida do patógeno no ambiente e também leva a situações que facilitam a transmissão, como ficar em locais fechados e aglomerados, por exemplo.
Os sintomas clássicos da gripe incluem:
Uma importante característica para diferenciar a gripe da rinite e outras doenças respiratórias é o início súbito, que normalmente se dá pelo aumento repentino da temperatura corporal. Depois desse sintoma inicial, outras queixas podem surgir ao longo dos três primeiros dias.
Após esse período, é comum observar a baixa da febre e diminuição gradativa dos demais sintomas, até a recuperação completa. Em geral, uma gripe comum costuma durar uma média de sete a dez dias, porém, isso pode variar de acordo com o organismo e a imunidade da pessoa.
A rinite, por sua vez, é a inflamação da mucosa que reveste a parede interna da cavidade nasal, causando obstrução, irritação e outros sintomas. Podemos dividi-la entre rinite alérgica e não-alérgica.
No primeiro caso, a pessoa apresenta uma sensibilidade elevada a alérgenos ambientais e a inflamação é resultado dessa reação. Ela pode ser causada, por exemplo, por ácaros, pólen, fungos e agentes externos similares.
Já a rinite não-alérgica ocorre quando a inflamação não pode ser associada diretamente a um único agente e sua duração também se estende além da exposição a eventuais alérgenos.
Os sintomas da rinite incluem:
Na rinite alérgica, a produção de histamina é um fator mais impactante, o que faz com que o prurido nasal e ocular sejam mais intensos nessa variação da doença. Por outro lado, na rinite não-alérgica a obstrução nasal causada pela inflamação pode ser mais forte e desconfortável.
Outra classificação importante que podemos atribuir a casos de rinite não-alérgica diz respeito a duração geral dos seus sintomas.
Dessa forma, temos a rinite aguda quando o quadro se estende por até quatro semanas, enquanto a rinite crônica é aquela na qual o processo inflamatório se alonga por 12 semanas ou mais.
A rinite pode ser decorrente de processos infecciosos, colocando até mesmo a gripe e o resfriado como uma das suas possíveis causas, além disso, agentes irritantes como ar frio, condimentos, cheiros fortes, fumaça, poluição e certos medicamentos podem dar início ao processo inflamatório.
Por outro lado, uma pré-disposição do organismo a inflamação nas narinas pode ser a causa para a rinite. Nesse contexto, podemos incluir o desvio de septo e problemas similares que ocasionam formação irregular nos tecidos que compõem os seios nasais.
Apesar da proximidade entre elas, a diferença de rinite para gripe está na sua extensão. Enquanto a gripe é uma infecção que atinge todo o sistema respiratório, incluindo os pulmões, a rinite é uma inflamação que afeta apenas a mucosa nasal e regiões diretamente adjacentes.
A rinite pode provocar prurido, obstrução nasal e coriza, enquanto a gripe estende a lista de sintomas para a febre, dores de cabeça e no corpo, fadiga, tosse e outros.
Também podemos diferenciá-las por sua duração. A gripe é uma infecção autolimitada, curada pelo próprio sistema imune, em um período médio de sete a dez dias, enquanto a rinite leva quatro a doze semanas, podendo ser controlada, mas não curada.
Por fim, temos as possíveis complicações de cada doença. Enquanto a rinite causa desconforto, ela se limita a esse incômodo, sem oferecer grande risco para a saúde.
Por outro lado, a gripe é uma infecção viral de maior seriedade, que pode levar até a pneumonia, doença potencialmente letal em pacientes de grupos de risco.
Para saber se está com rinite ou gripe, observe os sintomas como um todo, principalmente a ordem que eles apareceram. Por exemplo, na gripe é muito comum que o primeiro efeito sentido seja a febre, depois vem as dores, fadiga, coriza, tosse e demais sintomas.
Já a rinite, os sintomas iniciais podem variar entre o prurido e a obstrução nasal. A pessoa pode sentir coceira nas narinas, ter os olhos lacrimejantes e apresentar alguma dificuldade para respirar pelo nariz.
Fique atento a duração do quadro e severidade dos sintomas. Em ambos os casos, você pode obter um diagnóstico preciso ao passar por consulta médica. Além disso, é recomendado procurar o pronto-socorro caso tenha muita dificuldade em respirar, febre que dura por longos períodos ou outro sintoma grave.
Em ambos os casos, o tratamento visa aliviar os sintomas e diminuir o desconforto causado por eles. Para a gripe, esse processo visa preservar o organismo para que o próprio sistema imunológico promova a cura.
Nesse caso, é indicado fazer repouso absoluto, beber bastante líquidos e manter uma dieta leve e nutritiva, composta por sopas, caldos e canjas. Além disso, banhos com água morna podem ajudar a controlar a febre.
Também é indicado o uso de medicamentos, principalmente com ação antitérmica e analgésica. Muitos deles também possuem componentes com efeito anti-histamínico e anti-inflamatório, ajudando a aliviar a congestão nasal, coriza e inflamação na garganta.
Para a rinite, além do uso de anti-histamínicos para aliviar a reação alérgica, também é possível usar descongestionantes nasais e corticoides. Além disso, manter o ambiente limpo e ventilado, retirando itens que acumulam poeira, é uma medida importante.
Por fim, lavar as narinas com solução salina ou soro fisiológico ajuda a retirar possíveis alérgenos do local e ajudar o organismo a controlar a inflamação.
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos
Sua nova opção para tosse com a confiança de Benegrip
O antigripal líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos.
O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1
Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.
Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.
Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.
O mais novo aliado contra a febre e as dores causadas pela gripe nos pequenos6.