Sintomas de bronquite asmática

Falta de ar, tosse, chiado no peito e dificuldade respiratória são alguns dos sintomas de bronquite asmática, muito notados principalmente durante as crises. Nesses eventos, a reação alérgica é extremamente incômoda e é importante tomar os devidos cuidados para não correr o risco de sofrer complicações.

Para ajudá-lo a identificar os sinais e sintomas da bronquite asmática, bem como as principais maneiras de aliviar esse quadro e evitar as crises, criamos um guia prático sobre esse tipo de inflamação. Confira!

O que é a bronquite asmática?

Na prática, bronquite asmática ou alérgica são nomes populares da asma, um tipo de inflamação crônica na região dos brônquios pulmonares causada por um agente externo inalado.

Com o processo inflamatório e dilatação dos brônquios, as vias respiratórias inferiores podem ficar parcialmente obstruídas, provocando irritação, problemas para respirar e muita tosse, que pode ser seca ou com catarro, dependendo de cada caso.

De todo modo, a causa para a asma (bronquite asmática) costuma ser uma predisposição genética do indivíduo, ou seja, ela não é causada por vírus ou bactérias, portanto também não é transmissível.

Em geral, é comum que a pessoa tenha uma certa hipersensibilidade a um ou mais alérgenos, desencadeando inflamações agudas e recorrentes, sempre que há exposição a esses agentes irritantes.

Sinais e sintomas de bronquite asmática

Por se tratar de um tipo de reação alérgica, é importante apontar que os sintomas da bronquite asmática são bem variados e podem não se manter localizados apenas no trato respiratório inferior, afetando também o restante do organismo, principalmente por reduzir a capacidade respiratória.

De modo geral, os sinais e sintomas de bronquite asmática são os seguintes:

  • tosse por períodos prolongados, que pode ser seca ou com catarro;
  • chiado no peito;
  • falta de ar ou dificuldade respiratória;
  • respiração curta e acelerada;
  • sensação de peso ou opressão no peito.

Cada sintoma pode ocorrer de maneira isolada ou conjunta. As crises de bronquite asmática podem ser curtas, por alguns minutos ou horas, mas também podem persistir por vários dias seguidos, normalmente com notável piora no período da noite.

Fatores de risco para a bronquite asmática

Conhecer a definição e os sintomas de bronquite asmática não é o bastante para controlar as crises e trazer mais conforto para a vida da pessoa que tem asma. É igualmente relevante conhecer os fatores de risco que podem iniciar ou piorar o quadro.

Dessa forma, a busca por formas de aliviar os sintomas de bronquite asmática também pode incluir métodos preventivos.

Com isso em mente, quem sofre de asma precisa ficar atento e tomar cuidado com os seguintes fatores ou eventos que desencadeiam ou agravam o processo inflamatório:

  • inalação de fumaça (poluição atmosférica, fogão à lenha, cigarro, etc.);
  • ambientes sujos ou empoeirados;
  • estresse;
  • prática excessiva de exercícios;
  • contato com agentes irritantes, como pólen, poeira, ácaros, mofo e fungos;
  • exposição à produtos químicos que exalam gases ou cheiros fortes, como inseticidas e desinfetantes;
  • ingestão de alimentos capazes de causar alergia, como frutos do mar, peixes, ovos, cereais, leite e derivados;
  • viroses, gripes e resfriados.

Como prevenir e aliviar a bronquite asmática? Tem cura?

A asma é uma doença crônica que ainda não possui uma cura definitiva. Ela, na maioria dos casos, acompanha a pessoa por toda a vida. Por conta disso, o indivíduo deve tomar cuidado extra com infecções respiratórias e os hábitos de rotina, para preservar o bem-estar e reduzir o risco.

Dessa forma, podemos separar as recomendações de como aliviar os sintomas da bronquite asmática em medidas preventivas, que diminuem as chances de se ter uma crise, e o que fazer quando ela está atacada.

Assim, para prevenir o quadro, nossas dicas são as seguintes:

  • evite atividades físicas muito intensas, para não sobrecarregar o sistema respiratório;
  • siga uma alimentação balanceada e nutritiva, que inclui vitaminas e minerais essenciais para o organismo, como vitamina A, E, C, zinco e ômega-3, além de ingredientes com propriedades anti-inflamatórias, como alho, semente de chia e outros;
  • mantenha o ambiente limpo, bem ventilado e livre de poeira;
  • evite itens que podem acumular sujeira e ácaros, como certos carpetes, pelúcias, cobertores e até colchões, preferindo os anti-alérgicos;
  • evite áreas poluídas, tabagismo, exposição a produtos químicos e cheiros fortes;
  • tome cuidados com a higiene pessoal, lavando as mãos com frequência e evitando o contato com pessoas gripadas, para não pegar uma infecção respiratória.

Já em relação ao tratamento dos sintomas de bronquite asmática, é importante destacar que existem medicamentos indicados para esse quadro, mas que devem ser prescritos por um pneumologista ou médico especialista.

Entre eles, os mais comuns são:

  • broncodilatadores: presentes principalmente nos inaladores utilizados por pessoas com asma, os broncodilatadores relaxam a musculatura interna dos pulmões, reduzindo a obstrução, aliviando a tosse e facilitando a respiração;
  • corticoides: essas substâncias são importantes para reduzir a irritação e o quadro inflamatório que ataca o pulmão, normalmente estão inclusos nos inaladores para asma, juntos dos broncodilatadores;
  • analgésicos e anti-inflamatórios: indicados para aliviar as dores e ajudar o corpo a controlar a inflamação;
  • expectorantes: para os casos de tosse com catarro durante as crises de asma, os medicamentos expectorantes podem afinar a secreção e permitir uma eliminação facilitada.

Diferença entre bronquite crônica e asma (bronquite asmática)

O termo bronquite asmática costuma ser evitado para que a asma não seja confundida com os casos de bronquite aguda ou crônica, estes sim causados por vírus ou bactérias que atacam a área dos brônquios pulmonares.

Para diferenciar a asma (bronquite asmática) da bronquite aguda, é interessante destacar que a primeira costuma ser praticamente constante, ocorrendo crises e períodos de melhora que podem acompanhar a pessoa por toda a vida, enquanto a segunda acontece de forma isolada. Ou seja, a pessoa fica doente, melhora e pode nunca mais apresentar os mesmos sintomas.

A dificuldade maior é diferenciar a bronquite crônica da asmática, já que elas são bem parecidas e costumam ser recorrentes.

Elas apresentam causas diferentes, a asma é causada por reações alérgicas enquanto a bronquite crônica é provocada por algum patógeno, microrganismo causador de infecções, o que não é perceptível sem a realização de exames mais detalhados.

Dessa forma, a melhor maneira de distingui-las é observando a duração do quadro agudo.

Enquanto na crise de bronquite asmática, a reação dura alguns dias, melhora e depois volta. Já bronquite crônica apresenta sintomas persistentes, que podem se manifestar continuamente por mais de três meses.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a tirar todas suas dúvidas sobre o que é e como tratar os sintomas da bronquite asmática. Lembre-se de que, por ser um problema crônico, ele precisa ser diagnosticado e tratado continuamente para ter melhor qualidade de vida e proteger sua saúde.

Para mais dicas e guias de saúde, continue ligado em nosso blog. Até a próxima!

Imagem ilustrativa com embalagens de todos os produtos Benegrip

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Encontre o Benegrip ideal para você

Embalagem do Benedesc Plus

Benedesc Plus

Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais