
Benegrip Imuno Kids
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Na prática, ‘gripe alérgica’ é um termo popular um pouco equivocado, já que ele é aplicado principalmente para casos de rinite alérgica que ocorrem sazonalmente, sendo que o período mais comum para isso é com a chegada do clima frio e seco do inverno.
Os sintomas de gripe alérgica são conhecidos por gerar crises com muito desconforto, podendo atingir adultos e crianças. No entanto, os pequenos acabam sofrendo mais com esse quadro, já que possuem um sistema imunológico ainda em desenvolvimento e vias respiratórias mais estreitas.
Mas tente não se confundir, gripe, resfriado e alergia não são a mesma coisa. Apesar de muito conhecido, gripe alérgica é um termo que pode causar muita confusão e dificultar o tratamento adequado. Quer saber como identificar corretamente o seu quadro para tratá-lo do jeito certo?
Continue lendo!
Como mencionado, a gripe alérgica nada mais é do que um quadro similar a uma rinite alérgica e sazonal. Ou seja, irritação que costuma ocorrer regularmente em um mesmo período, ano após ano. O mais comum é que ela aconteça no outono ou inverno, quando o clima fica mais seco e frio.
Nessas estações, é mais comum ficarmos aglomerados, em ambientes fechados. Além disso, a dispersão de alérgenos no ar é facilitada, principalmente provocada por ácaros, fungos e poeira, mas que também pode ser ocasionada por pólen, odores muito fortes e outros fatores climáticos.
Dessa forma, as mucosas nasais já ressecadas por conta do clima, ficam mais sensíveis a agentes externos que podem causar irritação e sintomas de gripe alérgica, ou seja, eventos de crise parecidos com uma rinite.
De modo geral, quando uma pessoa apresenta sintomas de gripe alérgica, ela se queixa de:
Por se tratar de uma reação alérgica, é normal que os sintomas sejam sentidos assim que a pessoa tem contato com os alérgenos. Ela pode se sentir incomodada e já apresentar todos da lista de maneira imediata.
De fato, isso já pode indicar que não se trata de uma gripe, por exemplo, já que o primeiro sintoma da gripe costuma ser a febre alta, seguida de dores pelo corpo, congestão nasal, coriza, tosse e fadiga.
Falando em como identificar corretamente doenças respiratórias, vejamos como ver qual a diferença entre gripe, resfriado e alergia. Para isso, confira a tabela abaixo:
|
Gripe |
Resfriado |
Alergia |
Causas |
Vírus da Influenza. |
Diversos vírus e bactérias. |
Pólen, ácaros, mofo, pelos de animais, etc. |
Sintomas |
Febre alta, coriza, dor de cabeça, dor no corpo, garganta inflamada, tosse, fadiga, mal-estar e congestão nasal. |
Dor de cabeça, dor de garganta, congestão nasal, coriza, tosse e indisposição. |
Coriza, nariz entupido, garganta inflamada ou arranhando, espirros, coceira e irritação nas mucosas dos olhos, nariz e boca |
Características gerais |
Início súbito com a febre e quadro intenso por cerca de três dias, que diminui gradativamente até completar um tempo médio de sete a dez dias. |
Congestão nasal, coriza e dores costumam ser os sintomas iniciais. Quadro similar ao da gripe, porém menos intenso. Dura em média quatro dias. |
Início súbito e com praticamente todos os sintomas de uma vez, pode durar mais tempo que o resfriado, principalmente quando for sazonal. |
De modo geral, a gripe alérgica não deve provocar febre, já que ela apresenta sintomas leves, causados pela exposição a um agente externo que pode ser facilmente expelido pelo organismo.
No entanto, é possível que crianças apresentem um ligeiro aumento na temperatura, caracterizando um estado febril ou febre moderada. Na maioria dos casos, essa elevação é pequena, ficando abaixo dos 38 ºC.
A gripe comum, causada pelo vírus da Influenza, é diferente. Com ela, ocorre febre alta (acima de 38 ºC), que também costuma ser o sintoma inicial.
Agora que já temos uma noção mais clara sobre o que é e quais os sintomas da gripe alérgica, vamos falar sobre o que é bom para tratar esse tipo de aflição. Para isso, separamos cinco dicas básicas, confira.
O cuidado com o ambiente é primordial para prevenir e tratar os sintomas de gripe alérgica. Idealmente, a pessoa que estiver com esse quadro deve ficar em um local limpo, bem ventilado e livre dos principais alérgenos que podem causar tal reação.
Tirar a poeira, evitar odores fortes, retirar flores e plantas que possam liberar pólen, manter animais de estimação à distância, ao menos até controlar os sintomas gerais.
Para evitar um ambiente propício para desenvolver alergias, evite itens que possam acumular poeira e ácaros, como tapetes, carpetes, cortinas e cobertores pesados.
Embora evitar alérgenos em geral seja uma boa forma de evitar os sintomas, quando possível, identificar e combater o principal causador da sua gripe alérgica é uma alternativa interessante.
Normalmente, quando temos um evento sazonal que provoca esse tipo de reação, podemos filtrar os possíveis agentes e identificar o culpado. Por exemplo, alergia ao pólen pode ser reconhecida ao identificar plantas e o período de liberação da substância.
No inverno, poeira e ácaros costumam ser os principais agentes por trás desse tipo de quadro. Por outro lado, a fumaça de cigarros ou da poluição ambiental pode causar irritação e desencadear a reação alérgica, então fique atento.
Sintomas intensos de gripe alérgica e muitos eventos desse tipo ao longo do ano podem indicar um sistema imunológico enfraquecido e com dificuldades de combater microrganismos invasores.
Dessa forma, adotar hábitos que possam fortalecer a imunidade em longo prazo é algo muito indicado.
Para manter a imunidade alta, você pode:
Um sistema imunológico forte tem maior capacidade de combater invasores com rapidez, diminuindo a intensidade de sintomas relacionados a gripes, resfriados e alergias.
O clima seco também resseca as mucosas nasais e as torna mais sensíveis a alérgenos. Para evitar sintomas de gripe alérgica nesses casos, é recomendado utilizar umidificadores de ambiente.
Outra alternativa, caso esteja sentindo os primeiros efeitos do ressecamento, é fazer a inalação com soro fisiológico e nebulizadores. Com isso, além de hidratar as mucosas, também é possível limpar as vias respiratórias e se livrar de possíveis alérgenos.
Remédios para gripe alérgica servem para aliviar os sintomas e o desconforto geral do quadro. Nesse caso, eles visam tratar a inflamação e irritação nas mucosas, além de combater a presença de histamínicos no organismo.
Em geral, é recomendado o uso de antialérgicos para tratar o quadro principal, podendo ainda contar com analgésicos e anti-inflamatórios para lidar com os sintomas secundários, como dores no rosto, congestão nasal e mal-estar.
Na prática, a gripe alérgica é uma reação do organismo para a presença de invasores com potencial efeito irritante. Esses agentes acabam se instalando nas vias respiratórias superiores e exigindo que o corpo faça algo para expulsá-los.
Como efeito adverso dessa luta, sentimos os sintomas de gripe alérgica, que embora não sejam efetivamente ligados à Influenza, apresentam similaridades suficientes para justificar essa denominação.
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
Molinari G, Colombo G, Celenza C. Respiratory allergies: a general overview of remedies, delivery systems, and the need to progress. ISRN Allergy. 2014;2014:326980. Published 2014 Mar 12. doi:10.1155/2014/326980. Acesso em março/2022.
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos
Sua nova opção para tosse com a confiança de Benegrip
O antigripal líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos.
O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1
Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.
Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.
Suplemento Alimentar
Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.
O mais novo aliado contra a febre e as dores causadas pela gripe nos pequenos6.