Benegrip Imuno Kids
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Ficar com o nariz escorrendo ao pegar uma gripe ou resfriado é bem desconfortável, seja por dificultar a respiração ou por ficar com narinas machucadas de tanto assoar. Nessa hora, todo mundo tem dúvidas sobre qual o melhor remédio para coriza e o que mais fazer para aliviar o problema.
Embora não existam soluções milagrosas, temos à disposição uma série de medicamentos e cuidados que podem ser colocados em prática para diminuir o incômodo e agir na raiz do problema.
Nesse post, vamos entender o que causa o aparecimento do corrimento nasal, por que temos a coriza e como tratar o sintoma adequadamente. Continue lendo!
A coriza, também chamada de rinorreia, acontece quando a mucosa nasal está inflamada por conta de uma infecção nas vias respiratórias superiores, fazendo com que a secreção que, normalmente é produzida pelo corpo, fique mais espessa e volumosa, escorrendo pelas narinas.
De modo geral, além de ficar com o nariz escorrendo, o local também fica inchado, dolorido e irritado, causando bastante desconforto, espirros e outros sintomas secundários.
O muco nasal é produzido o tempo todo pelo organismo, com o intuito de manter a membrana no interior das narinas bem úmida e protegida, além de facilitar a remoção de sujeira e qualquer corpo estranho que possa ser inalado pela respiração.
Assim, o problema acontece quando ficamos doentes e essa secreção fica mais espessa, volumosa e difícil de ser absorvida como de costume. Então, por que temos a coriza?
Apesar de todo esse incômodo, essa é uma importante medida do sistema imune para combater uma doença infecciosa e o microrganismo que estiver atacando o organismo.
Da mesma forma que em condições normais, a coriza serve para capturar vírus, bactérias ou outro invasor, impedindo que ele use o nosso corpo para se propagar. Para isso, ela precisa ficar mais pegajosa.
Por ficar escorrendo, a melhor alternativa é assoar o nariz e garantir que toda essa secreção e patógenos não continuem prejudicando a nossa saúde.
Também vale notar que alguns vírus e bactérias precisam de anticorpos específicos para serem neutralizados. É válido destacar também que essas células de defesa são transportadas ao local inflamado pela circulação sanguínea e por meio da secreção nasal.
É importante enfatizar que a coriza é um sintoma comum para a maioria das infecções e inflamações que afetam o sistema respiratório. A mucosa nasal é um dos principais caminhos para entrada de vírus, bactérias e outros microrganismos nocivos à saúde, por isso, é uma área que sofre bastante.
Como a coriza faz parte das defesas e respostas do sistema imunológico contra esses agentes externos, é comum que o organismo desenvolva esse sintoma logo no início do quadro. Isso pode ser o suficiente para evitar que a doença impacte, ainda mais, a saúde e a rotina da pessoa.
Entre as infecções virais e bacterianas que provocam a coriza, podemos citar a gripe, o resfriado e a pneumonia. Em relação a processos inflamatórios, podemos destacar a sinusite e a rinite, inclusive causada por reações alérgicas, que também provocam coceira, irritação e espirros.
Apenas pela forma como a coriza se manifesta não é possível ter um diagnóstico preciso. Para isso, é necessário avaliar o quadro geral de sintomas e passar por avaliação médica.
Na maioria dos casos, o nariz escorrendo vem acompanhado de outras queixas comuns. Entre os sintomas de coriza, podemos listar a inflamação na mucosa, que causa a congestão nasal (com obstrução parcial ou completa das vias aéreas).
Junto a isso, a região costuma ficar dolorida, avermelhada e inchada, por efeito do processo inflamatório, que também está entre as reações do organismo para combater a ameaça à saúde. Nesse ponto, o nariz pode ficar coçando e com mais sensibilidade que o normal, causando espirros.
Em geral, não é preciso ficar muito preocupado em procurar um remédio para coriza, pois esse sintoma não é tão sério. No entanto, é esperado que a infecção que está provocando o quadro passe rapidamente, para que, assim, a pessoa infectada recupere seu bem-estar prontamente.
Até lá, temos algumas dicas de como tratar a coriza e aliviar o seu incômodo. As dicas vão desde medicamentos que ajudam o tratamento até medidas caseiras e simples que podem reduzir o impacto sentido por conta do excesso de corrimento nasal.
Confira nossas dicas:
O primeiro cuidado que recomendamos é fazer a lavagem nasal com soro fisiológico indicado pelo seu médico.
É possível usar uma seringa sem agulha ou frasco para injetar o líquido no interior das narinas, o que faz com que a secreção se desprenda das paredes da mucosa, sendo eliminada com mais facilidade.
Algumas dessas soluções podem ajudar a diluir o muco e outras contam com ação descongestionante, que reduz a inflamação local.
Depois de lavar as narinas com o soro ou solução nasal apropriada, é importante expectorar o catarro, assoando o nariz. Use um lenço umedecido para não causar feridas, cubra o septo e force o ar para fora das narinas, uma de cada vez.
Isso irá ajudar a retirar o excesso de catarro acumulado, melhorando a respiração e diminuindo a concentração de microrganismos nocivos nas vias aéreas.
A secreção nasal é composta principalmente por água. Repor esse líquido é importante para manter as funções biológicas em pleno funcionamento, além de servir para manter as vias respiratórias úmidas, limpas e protegidas.
A inalação de vapores e o uso de nebulizadores são formas efetivas de umedecer as mucosas e aliviar as sensações de nariz escorrendo e entupimento nasal, atuando como ótimos remédios para a coriza.
Se não tiver acesso a esses aparelhos para inalação, banhos mornos e bebidas quentes podem servir de alternativa.
A coriza acontece por conta de agentes irritantes e nocivos que atacam as vias respiratórias. Portanto, é ideal evitar que eles continuem a invadir o organismo, causando problemas para a nossa saúde e impedindo a recuperação da inflamação inicial.
Dessa forma, é ideal que a pessoa doente fique em um local limpo, bem ventilado e protegida de fatores climáticos que piorem o quadro, como ar frio, seco e poluído. Uma boa opção para trazer mais conforto nessa fase da doença e aliviar a coriza é utilizar um umidificador de ambiente para melhorar a qualidade do ar respirado.
E quais os melhores remédios para coriza? Neste contexto, podemos destacar os medicamentos de uso via oral e sprays nasais.
Os primeiros tratam a inflamação e os sintomas alérgicos associados com a rinorreia, como coceira, irritação e espirros. Eles também podem ter ação descongestionante e expectorante, que ajuda a desprender ou diluir o catarro, para que fique mais fácil sua eliminação.
Normalmente, eles têm uma ação mais lenta, mas podem ser combinados com ativos analgésicos e antitérmicos, respectivamente, para aliviar a dor e controlar a febre, como temos em remédios para gripe, fornecendo um tratamento completo para todos os sintomas em uma única dose.
As opções de descongestionantes em spray nasal apresentam um efeito mais rápido, revertendo o processo inflamatório assim que é absorvido pelo organismo. Na prática, agem para comprimir os vasos sanguíneos no local, reduzindo o inchaço e liberando a passagem de ar.
É importante ter cuidado e seguir as recomendações da bula antes de usar sprays nasais. Isso porque a utilização excessiva e indiscriminada pode ter efeito rebote, prejudicando a respiração e aumentando o risco de sinusites e de outras inflamações secundárias.
Também pode ser indicado utilizar medicamentos antigripais que contêm em sua fórmula ação descongestionante e antialérgica - auxiliando a redução da coriza.
Normalmente, ficar com o nariz escorrendo não é motivo para alerta, pois se trata de um sintoma leve, facilmente tratado com remédios para coriza e medidas simples para manter o local bem limpo e protegido.
As únicas situações que demandam maior atenção é quando a cor do catarro fica amarela ou esverdeada, o que pode indicar uma infecção bacteriana e exigir o uso de antibióticos, quando há secreção com sangue ou quando o sintoma persiste por várias semanas, sem melhorar.
Assim, é recomendado procurar atendimento médico para uma avaliação mais detalhada do quadro.
E então, tirou todas suas dúvidas sobre remédios para coriza e por que temos esse sintoma? Esperamos que tenha gostado do post. Para mais conteúdos como esse, acesse o blog Portal da Saúde.
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
Rubin BK. The role of mucus in cough research. Lung. 2010 Jan;188 Suppl 1:S69-72. doi: 10.1007/s00408-009-9198-7. PMID: 19936981.
Fahy JV, Dickey BF. Airway mucus function and dysfunction. N Engl J Med. 2010 Dec 2;363(23):2233-47. doi: 10.1056/NEJMra0910061. PMID: 21121836; PMCID: PMC4048736.
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos
Sua nova opção para tosse com a confiança de Benegrip
O antigripal líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos.
O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1
Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.
Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.
Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.
O mais novo aliado contra a febre e as dores causadas pela gripe nos pequenos6.