Benegrip Imuno Kids
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Veja como estão as condições de doenças respiratórias na sua região.
“Estou gripado! O que devo fazer para cuidar dos sintomas, melhorar rapidamente da doença e evitar que outras pessoas ao meu redor se contaminem?”
A gripe, de maneira geral, é uma doença extremamente comum, que atinge pessoas de todos os grupos. Na maioria dos casos, os sintomas surgem e passam sem maiores complicações, durando em média uma semana.
No entanto, a Influenza, como também é chamada, é um tipo de infecção que precisa ser levada a sério, exigindo medidas preventivas a respeito do contágio e transmissão, além de cuidados específicos para tratar adequadamente os sintomas.
Quer saber mais sobre o que faz você ficar gripado, como saber se está com gripe e o que você deve fazer para curar a doença rapidamente? Então, continue a leitura.
A principal maneira de entender se você está gripado é observar os sintomas que apresenta. Diferentemente do resfriado, eles costumam ser mais fortes e duradouros, fazendo a pessoa ficar mais cansada e causando mal-estar.
Entre os sintomas da gripe, podemos citar:
Como ela ataca o pulmão por completo, o risco da gripe é se agravar e causar uma pneumonia, quando não tratada adequadamente.
Além disso, caso você tenha quadros de saúde delicados, é necessário ter ainda mais atenção, principalmente problemas cardíacos, doenças crônicas no pulmão e asma.
A gripe pode ser passada de uma pessoa para outra por meio da transmissão direta ou indireta de secreção contaminada, como saliva ou catarro contendo o vírus.
Na transmissão direta da gripe, a pessoa gripada dispersa essas gotículas de secreção ao falar, respirar, tossir ou espirrar.
Elas ficam suspensas no ar, por serem bem pequenas e leves, viajando por alguns metros de distância e podendo ser inaladas por uma pessoa saudável, o que a expõe ao vírus e pode causar a doença.
Já na transmissão indireta, as secreções contaminadas se depositam em superfícies variadas, como copos, talheres, maçanetas, interruptores e corrimões.
Por um curto período, o vírus pode sobreviver nesses locais. Assim, quando uma pessoa toca nessas superfícies e leva as mãos ao rosto, ela pode contrair o vírus da gripe de maneira indireta ou cruzada.
Então, algumas das razões que fazem você ficar gripado incluem:
A vacina da gripe é a forma mais eficaz de evitar a transmissão da gripe. O imunizante é produzido constantemente para desenvolver os anticorpos para os tipos de gripe em circulação, por isso, deve ser tomado todos os anos.
Contudo, é necessário ter atenção. Atualmente, o recomendado é que as pessoas não tomem nenhum tipo de vacina enquanto apresentarem febre ou sintomas respiratórios.
O tratamento da gripe deve iniciar, preferencialmente, nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas, principalmente para pacientes pertencentes aos grupos de risco.
Ele pode ser feito com antivirais, analgésicos e cuidados pessoais, como adotar hábitos saudáveis, uma alimentação balanceada e ingestão frequente de líquidos.
Além disso, devido ao alto potencial de contágio, você deve:
É importante, também, sempre procurar um médico para diagnóstico e tratamento adequados.
Quais são as principais indicações de que eu não preciso mais me preocupar se estou gripado?
De maneira geral, para ter um diagnóstico preciso, o acompanhamento médico é a única recomendação possível. Contudo, ao observar os sintomas e como está se sentindo, você consegue ter uma ideia melhor se o tratamento está funcionando.
A gripe dura de sete a dez dias em média, sendo que os sintomas se manifestam com mais intensidade nos três primeiros, junto da febre. Depois do período inicial, o corpo começa a se recuperar e os sintomas diminuem de intensidade com o passar dos dias.
Por exemplo: “estou gripado e suando muito”. Isso pode indicar que os remédios estão fazendo efeito e que a febre está diminuindo. Por isso, é muito importante ingerir bastante água para manter-se bem hidratado.
Lembre-se de que, em casos mais graves ou se a pessoa gripada for do grupo de risco, é fundamental fazer acompanhamento médico para garantir que não evolua para outras doenças respiratórias mais complexas.
E assim, vamos finalizar o nosso guia “Estou gripado! O que fazer?”. Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas principais dúvidas sobre esses assuntos e contribuído para fortalecer os cuidados com a saúde da sua família.
Para mais guias e dicas sobre saúde, bem-estar e imunidade, confira outros posts do Portal da Saúde. Até mais!
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos
Sua nova opção para tosse com a confiança de Benegrip
O antigripal líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos.
O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1
Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.
Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.
Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.
O mais novo aliado contra a febre e as dores causadas pela gripe nos pequenos6.