Benegrip Imuno Kids
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
É um fato que a vacina da gripe é a única maneira cientificamente comprovada de se prevenir da gripe, sendo capaz de reduzir amplamente a sua chance de desenvolver uma das variantes da doença ou, então, diminuir a severidade e duração dos sintomas.
Com a importância da vacinação em alta, por conta da Covid-19, é interessante olharmos também para as campanhas de prevenção que acontecem anualmente contra a Influenza. Afinal de contas, como funciona a vacina da gripe, ela é segura? Quem deve e quem não deve receber o imunizante?
Continue lendo e tire todas as suas dúvidas!
De maneira simples, podemos entender que a vacina da gripe serve para “ensinar” ao nosso sistema imunológico como combater a doença, antes mesmo que o organismo seja exposto ao vírus.
Ela contém uma versão inativa do vírus, incapaz de provocar o contágio, mas permite que o corpo aprenda a lutar contra invasor por meio da produção de proteínas que invalidam ou diminuem seus efeitos no sistema respiratório.
A efetividade da vacina pode variar por muitos motivos, incluindo a quantidade de pessoas que recebeuo imunizante, o tipo de gripe mais comum em cada período e outros. Ainda assim, a vacina da gripe reduz a incidência da doença em cerca de 40 a 60% da população durante a sua sazonalidade.
O vírus da Influenza possui uma alta capacidade mutagênica e pode ser composto por diferentes combinações de proteínas. Por isso, para aumentar a efetividade do imunizante, é importante desenvolver uma nova fórmula a cada seis meses.
Por meio de amostras obtidas em pacientes com gripe, laboratórios podem identificar as proteínas que compõem o tipo de vírus ativo em uma determinada região. Esses dados são compartilhados com agências de saúde pelo mundo, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A partir dessas informações, o vírus é cultivado em laboratório seguindo a composição identificada, para que seja possível extrair o antígeno, uma versão inativa ou enfraquecida do mesmo.
Posteriormente, esse componente será inserido na vacina, junto a conservantes e a outros ingredientes que facilitam a sua absorção.
Dessa forma, a vacina da gripe é feita sob medida para oferecer a melhor efetividade possível. Quando aplicada, o corpo entende qual cadeia de proteínas é ideal para combinar a estrutura do vírus e impedir os seus efeitos nocivos.
Durante os meses mais frios e secos, entre maio e outubro no Brasil, ocorre a chamada gripe sazonal. Neste período, há um aumento nos casos da doença.
Por isso, as campanhas de vacinação costumam ocorrer até o mês de abril, com o imunizante desenvolvido especificamente para combater o agente em alta naquela estação. Vale lembrar que a durabilidade do efeito da vacina é de até 12 meses, sendo necessário tomá-la todos os anos.
A gripe é uma infecção respiratória muito comum e de baixo risco para uma pessoa adulta saudável. No entanto, para quem tem a saúde fragilizada, ela pode enfraquecer o organismo e provocar complicações mais graves, como a pneumonia.
Em geral, a vacina pode ser aplicada em crianças a partir dos seis meses de idade, assim como a maior parte da população adulta. Porém, considerando o risco, os grupos prioritários são os seguintes:
Além desses, é recomendado estender a campanha de vacinação contra a gripe para profissionais da saúde e educação, bem como para toda a população indígena.
De modo geral, a vacina da gripe é segura e pode ser adquirida pela maioria das pessoas, à exceção daquelas que apresentem alergia a um de seus ingredientes básicos, principalmente ao ovo e à gelatina. O ovo é utilizado para extração do antígeno e a gelatina age como conservante.
Ainda assim, a concentração desses ingredientes é mínima. Dessa forma, apenas sob recomendação médica ou reação alérgica grave deve-se tomar cuidados adicionais com o imunizante.
A reação anafilática é rara, ocorrendo apenas uma vez a cada 1 milhão de doses aplicadas. Na maioria dos casos, os efeitos adversos são de baixa intensidade, sendo que os mais comuns ocorrem de 6 a 12 horas após a aplicação da vacina e são os seguintes:
Em geral, fazer um pouco de repouso e beber bastante líquidos pode restabelecer a sensação de bem-estar.
O Ministério da Saúde adverte que, por segurança, devemos ter um intervalo de no mínimo 14 dias entre a aplicação das vacinas para cada uma dessas doenças. Isso serve para evitar efeitos adversos e garantir a aquisição da imunidade pelo organismo receptor.
No caso de vacinas contra a Covid-19 que requerem duas doses, há uma situação particular. Para aquelas com intervalos curtos, de até um mês, recomenda-se tomar ambas as aplicações contra o coronavírus, aguardar 14 dias e só então obter a vacina da gripe.
Já para vacinas que têm um período maior entre as doses, o imunizante contra a influenza pode ser aplicado após ou antes de duas semanas dessas datas.
Agora que já sabemos um pouco mais sobre como a vacina da gripe é importante para a nossa saúde, vamos resumir todas essas informações em uma lista com os 4 principais benefícios obtidos ao tomar o imunizante.
A vacina da gripe é eficaz contra todos os tipos de gripe, inclusive H3N2, H1N1 e a Influenza B. Apesar de sua efetividade em reduzir o número de casos dessas variantes mais fortes não ser tão elevada quanto a da gripe comum, o imunizante é muito importante para diminuir a intensidade dos sintomas e o risco de complicações em todos os casos.
Também pelo fato de reduzir sintomas e complicações mais graves, a vacinação contra a gripe pode diminuir índices de mortalidade infantil e a incidência de pneumonia entre pacientes idosos, ajudando a salvar muitas vidas anualmente.
Hospitais são ambientes de risco para a saúde, pelo simples fato de reunir pacientes com diversas doenças e baixa imunidade. Para diminuir as chances de exposição, tomar a vacina da gripe pode ser uma ótima maneira de se prevenir.
Ao contrário do que se pode pensar, a vacinação faz parte de um ato coletivo. Quando uma pessoa toma a vacina da gripe, ela diminui o risco de contágio em todos ao seu redor, incluindo indivíduos dos grupos de risco, como crianças, idosos e gestantes.
Além disso, quanto mais pessoas imunizadas, menor a chance de termos uma nova mutação que seja mais forte ou resistente. Viu só, quando você toma a vacina, todos saem ganhando.
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos
Sua nova opção para tosse com a confiança de Benegrip
O antigripal líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos.
O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1
Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.
Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.
Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.
O mais novo aliado contra a febre e as dores causadas pela gripe nos pequenos6.