causas-da-dor-de-garganta

Mudanças bruscas de temperatura, clima seco, doenças respiratórias, temos muitas causas para dor de garganta, com uma grande certeza em todos os casos, o desconforto provocado por esse sintoma impacta severamente o nosso bem-estar.  

A alimentação é prejudicada por conta da dificuldade e dor ao engolir. De maneira similar, a inflamação pode vir acompanhada de tosse, catarro e falta de ar, fatores que prejudicam o repouso e aumentam a sensação de fadiga. 

No entanto, trata-se de um sintoma simples de ser tratado, considerando principalmente as principais causas da dor de garganta, que são reações de baixa gravidade.  

É claro que também pode se tratar de uma doença mais grave, mas casos assim são mais raros e podem envolver hábitos de risco, como o tabagismo e frequente exposição a poluentes aéreos. 

Vamos explicar o que causa a dor de garganta, mostra os sintomas que costumam acompanhar esse tipo de desconforto e exibir formas de aliviar esse tipo de inflamação.  

Também reunimos algumas dicas de como prevenir a dor de garganta, por isso, recomendamos que leia até o final.  

O que é a dor de garganta? 

A dor de garganta é uma inflamação da mucosa que cobre a parede interna da faringe e laringe. Esse processo é uma reação do sistema imune ao detectar microrganismos invasores nessa região, que dilata os vasos sanguíneos para facilitar o transporte de células de defesa até ela. 

Como efeito disso, podemos notar inchaço, vermelhidão e aumento da sensibilidade local. A maior parte dos tratamentos envolve colocar a inflamação sob controle e manter a garganta hidratada, impedindo que o ressecamento piore e cause machucados no tecido interno. 

Enquanto os principais sintomas são a garganta seca e dolorida, também é possível notar a dificuldade de deglutir ou piora na dor com tarefas simples, como falar ou se alimentar. 

Pode ser também que ocorram tosse, rouquidão, febre, dor de cabeça, náusea e vômito, dependendo da severidade de cada caso. 

6 causas da dor de garganta para conhecer agora  

Com o intuito de informar a população e dar um indício de qual o diagnóstico mais provável em cada caso, vamos falar sobre as principais causas da dor de garganta, ou seja, fatores capazes de desencadear esse processo inflamatório. Confira: 

1. Infecções 

Em primeiro lugar, temos as infecções, que podem ser virais ou bacterianas. Gripes e resfriados são causas frequentes para a dor de garganta, sobretudo durante as estações mais frias e secas. 

A presença do vírus ou bactéria pode causar uma infecção local, que pode ser: 

  • faringite: inflamação da faringe, região que liga o nariz, boca e garganta; 
  • laringite: inflamação da laringe, região onde ficam as cordas vocais; 
  • amigdalite: inflamação das amígdalas, dois gânglios linfócitos que ficam ao fundo da garganta. 

De modo geral, infecções que atingem o sistema respiratório superior, nariz, boca e garganta, são possíveis causas para a dor de garganta. 

2. Refluxo gastroesofágico 

O refluxo gastroesofágico ocorre quando o conteúdo do estômago sobe a garganta, colocando o suco gástrico em contato com os tecidos da faringe e laringe. Ao longo do tempo, esse problema causa danos ao tecido e pode provocar a inflamação local. 

3. Garganta seca 

Um fator pouco considerado, mas que também causa dor de garganta, é o ressecamento local, normalmente ligado ao clima, mas que também pode ocorrer quando a pessoa respira principalmente pela boca e não pelo nariz. 

Nesse caso, o ar não passa pelo processo de umidificação ocorrido nas narinas. Além disso, a falta de filtragem pode facilitar a ingestão de microrganismos e corpos estranhos, como poeira e outras partículas presentes no ar. 

A garganta seca está mais vulnerável a ter essas partículas presas, o que provocar a inflamação local e a dor. 

4. Alergias respiratórias 

Similar ao que observamos na menção anterior, alergias que causam irritação local também estão entre os motivos para a dor de garganta.  

Nesse caso, alérgenos como poeira, pelos de animais e outras substâncias são percebidos pelo nosso organismo, que pode começar a produzir muco para limpar as mucosas desde as narinas até a garganta. 

5. Tabagismo e poluição 

Por fim, podemos citar o tabagismo e a poluição atmosférica. A inalação do ar quente e carregado de substâncias tóxicas causa o ressecamento local, aumenta a sensibilidade e pode provocar danos ao tecido, causando pigarro persistente, irritação e dor de garganta. 

6. Uso excessivo da voz 

Talvez isso seja até cômico, mas pessoas que usam muito a voz, como professores, cantores e narradores, precisam cuidar para não sofrer com muita dor de garganta. O uso excessivo das cordas vocais pode provocar a laringite, levando à rouquidão e muito desconforto. 

Como curar dor de garganta? 7 dicas para tratamento 

Para qualquer tratamento ser efetivo, é importante entender o que provocou o quadro. Isso significa que devemos isolar a causa da dor de garganta e evitá-la para dar início ao processo de recuperação. 

A partir disso, repouso, hidratação da garganta e ingestão de nutrientes se tornam as palavras de ordem quando pensamos em como curar a dor de garganta. Confira nossas dicas: 

  1. Beba bastante fluidos para evitar o ressecamento; 
  1. Ingira bebidas e alimentos quentes para aliviar o desconforto; 
  1. Tome sopas e chás são boas para garantir a ingestão de nutrientes; 
  1. Evite forçar a voz sem necessidade; 
  1. Só tome analgésicos e anti-inflamatórios sob prescrição médica; 
  1. Use umidificadores de ambientes para combater os efeitos do clima seco; 
  1. Tome banhos quentes antes de dormir para hidratar as mucosas e facilitar o repouso. 

Podemos observar que as dicas seguem o princípio de evitar o esforço do organismo, evitar mais danos ao tecido que reveste a garganta e estimular a recuperação, fornecendo os nutrientes e fluidos necessários para o sistema imunológico cumprir o seu papel. 

Algumas dessas medidas também servem como método preventivo. Que é o caso de manter a ingestão de líquidos e usar umidificadores durante os períodos mais secos, para evitar a irritação como causa da dor de garganta. 

E então, o que acho das nossas dicas? Fique esperto, não espere a garganta começar a arranhar para se hidratar. Também siga nossas recomendações de prevenção à gripes e resfriados. Nos vemos no próximo post, até lá! 

Imagem ilustrativa com embalagens de todos os produtos Benegrip

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Encontre o Benegrip ideal para você

Embalagem do Benedesc Plus

Benedesc Plus

Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais