Friagem causa resfriado

Quem nunca ouviu dos avós ou parentes mais velhos que é bom tomar cuidado com temperaturas baixas, cabelo molhado e que a friagem causa resfriado? Mas afinal de contas, essa crença é justificada ou não passa de um mito?

Vamos explicar nesse post o que realmente é capaz de provocar um resfriado, qual a relação entre o inverno e o aumento na incidência de infecções respiratórias, e como tratar esse tipo de problema de saúde. Aproveite a leitura e saiba o que é mito e o que é verdade nessa história!

O que é o resfriado?

Para responder à questão se a friagem causa resfriado, basta observar o que é a doença em si. O resfriado é uma infecção do sistema respiratório superior, provocada “apenas” por certos tipos de vírus, que invadem o corpo principalmente pela mucosa nasal, causando processos inflamatórios e sintomas relacionados a isso.

Os sintomas do resfriado comum são:

  • Nariz escorrendo e/ou entupido;
  • Espirros;
  • Garganta dolorida e inflamada;
  • Tosse;
  • Dor de cabeça;
  • Indisposição.

Trata-se de uma doença autolimitada, com duração em torno de quatro a sete dias. A cura é feita apenas pelo sistema imune,enquanto o tratamento com os antigripais é voltado para preservação do organismo e alívio dos sintomas.

Pegar friagem causa resfriado?

De imediato podemos dizer que isso não passa de um mito, a friagem não causa resfriado, uma vez que essa é uma infecção de origem viral. São conhecidos cerca de 200 tipos de vírus capazes de provocar o resfriado, com o rinovírus sendo um dos mais comuns.

Contudo, a friagem não é um vírus, portanto não pode ser apontada como uma possível causa dessa doença respiratória, assim como não pode ser citada como a responsável por provocar a gripe, covid-19 ou infecções similares.

De onde vem o mito que o frio causa resfriado?

A ideia de que tomar friagem causa resfriado é passada por gerações, apesar de ser equivocada, conforme apontado. Embora seja incerto qual a origem desse mito, o mais provável é que seja uma percepção inadequada sobre a sazonalidade do resfriado, que ocorre principalmente nos meses mais frios.

Outro fator que pode ter contribuído para a noção de que o frio causa resfriado e até a gripe está nos efeitos que baixas repentinas na temperatura corporal têm no sistema imunológico, fazendo com que o vírus tenha uma janela de vulnerabilidade para invadir o organismo.

Entenda melhor como esses dois eventos ocorrem a seguir:

Relação entre baixas temperaturas e a infecções respiratórias

Por que resfriados ocorrem com mais frequência no inverno? O motivo está principalmente no clima seco e frio, que ao mesmo tempo favorece o ressecamento nas vias respiratórias, tornando o organismo mais vulnerável a microrganismos invasores, e ainda provoca melhores condições ambientais para sobrevida do vírus.

Dessa forma, o patógeno se mantém ativo e circulando no ar, favorecendo todo tipo de transmissão. Ao mesmo tempo, o clima frio afeta nossa rotina, elevando a preferência por locais fechados, mesmo com várias pessoas presentes.

Assim, o vírus tem mais chances de passar de uma pessoa para outra, dando início ao quadro de infecção respiratória.

Choque térmico provoca baixa na imunidade

Embora não seja possível afirmar que a friagem causa resfriados, esse fator é favorável ao vírus.

Isso porque, ao sofrer um choque térmico ou baixa repentina de temperatura, o corpo precisa alterar o metabolismo para se preservar, utilizando sua energia principalmente para gerar calor e compensar o que foi perdido.

Com isso, a resposta imune é alterada e perde prioridade e, logo, torna-se menos eficiente por um breve período. Mesmo que seja curto, ele representa uma oportunidade para o vírus invadir o organismo com as defesas em baixa.

Idealmente, ao tomar chuva ou se expor a uma corrente de ar frio, é recomendado se aquecer e adotar medias para recuperar o calor perdido.

Tomar um banho morno, consumir alimentos quentes ou mesmo se agasalhar pode ser o bastante para prevenir os efeitos negativos desse choque térmico na sua imunidade.

Como melhorar de resfriado “causado” pela friagem?

Chegou a hora de mostrar como melhorar do resfriado “causado” pela friagem. Antes de continuar, vamos reforçar alguns pontos:

  • O resfriado é causado apenas por certos tipos de vírus e não pela exposição a baixas temperaturas;
  • A friagem não causa resfriados, mas pode provocar vulnerabilidade e baixa imunidade, abrindo oportunidades para o vírus;
  • O tratamento do resfriado é voltado para alívio dos sintomas e fortalecimento do corpo, enquanto o organismo se recupera e cura a infecção.

Dito isso, nossas recomendações para acelerar a recuperação do resfriado são as seguintes:

  • Beba bastante água: isso previne desidratação e ajuda a manter as mucosas úmidas, com menor risco de lesões e irritações mais graves;
  • Prefira alimentos leves, quentes, nutritivos e com bastante líquido: sopas, caldos e chás são a melhor alternativa para aliviar a inflamação e os sintomas que acompanham os resfriados, ao mesmo tempo que ajudam a fornecer os nutrientes que o corpo precisa para combater a doença;
  • Banhos aquecidos: logo após tomar friagem ou quando estiver com sintomas de resfriado, é indicado tomar um banho quente ou morno, o bastante para recuperar o calor corporal e gerar vapores no ambiente, que serão inalados e poderão aliviar a congestão nasal e irritação de garganta, umidificando as mucosas;
  • Umidificadores de ambiente: o clima seco é um dos principais inimigos da pessoa resfriada, já que é capaz de agravar os sintomas, evite esse risco com o uso de umidificadores de ar, nebulizadores e outras formas de inalação;
  • Use roupas apropriadas: para evitar a friagem, roupas quentes e que cobrem bem o corpo são as mais indicadas. Quando se está resfriado, apesar de não se expor ao clima, é interessante preferir roupas leves e confortáveis, para não atrapalhar ainda mais a respiração e facilitar o repouso.
  • Faça uso de remédios antigripais se necessário: medicamentos antigripais atuam para aliviar os sintomas de gripes e resfriados, principalmente febre, dores no corpo e sintomas alérgicos, como coriza, tosse e congestão nasal, por isso são uma alternativa interessante para proporcionar conforto ao paciente. Tome o cuidado de ler a bula e siga recomendações de uso condizentes com a pessoa resfriada.

Para mais dicas de saúde, prevenção e informações sobre gripes e resfriados, continue ligado aqui no Portal da Saúde. Até a próxima!

Imagem ilustrativa com embalagens de todos os produtos Benegrip

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Encontre o Benegrip ideal para você

Embalagem do Benedesc Plus

Benedesc Plus

Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais