Tomar chuva causa resfriado

É comum a crença de que tomar chuva causa resfriado, principalmente se ficar com as roupas molhadas por longos períodos após o “banho”. No entanto, isso não passa de um mito passado de geração em geração, que se originou provavelmente de uma percepção equivocada do que realmente acontece.

E então, o que você acha: tomar chuva causa resfriado? Correr na chuva faz mal? Se esse assunto ainda te traz dúvidas, não se preocupe, vamos responder a todas essas perguntas e mostrar o que é mito e o que é verdade na relação entre chuva, friagem, gripes e resfriados.

Aproveite a leitura e fique por dentro!

O que é o resfriado?

O resfriado é uma infecção viral das vias respiratórias superiores que compreende basicamente as regiões das narinas, boca e garganta. Como ele não atinge os pulmões, trata-se de uma doença de baixo risco, capaz de provocar sintomas moderados e com baixo índice de complicações em adultos.

Ele pode ser causado por mais de 200 tipos de vírus diferentes, com o rinovírus e o parainfluenza sendo os mais comuns. Os sintomas comuns de resfriado são dor de cabeça, dor no corpo, coriza, tosse, dor ou inflamação de garganta e congestão nasal.

Muitos acreditam que o resfriado é uma forma mais leve da gripe, no entanto isso também é um equívoco. As diferenças entre gripes e resfriados são:

Gripe

Resfriado

Provocada pelo vírus da Influenza;

Provocada por mais de 200 vírus diferentes, como o rinovírus;

Causa febre alta, de início súbito, como sintoma inicial;

Raramente causa febre, ocorrendo apenas em crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade;

Atinge todo o sistema respiratório, chegando até os pulmões;

Atinge apenas as vias respiratórias superiores;

Pode ter complicações graves e até fatais, como a pneumonia.

Provoca apenas complicações leves, como otites e faringites.

 

Tomar chuva causa resfriado?

As informações apresentadas até aqui já respondem essa pergunta, mas é bom deixar claro: não, tomar chuva não CAUSA resfriado. Como se trata de uma infecção viral, apenas esses patógenos, microrganismos causadores de doenças, podem provocar o quadro.

Isso significa que tomar chuva, tomar friagem ou tomar sorvete no inverno não são capazes de causar gripes e resfriados, uma vez que apenas a contaminação com o vírus responsável pela doença pode desencadear essas infecções respiratórias.

De onde surgiu o mito que tomar chuva causa resfriado?

Embora não seja possível ter certeza sobre as origens desse mito, podemos especular sobre alguns fatores que ocorrem em meio a gripes, resfriados e o clima, que dão indício sobre como essa percepção equivocada aconteceu. São eles:

Sazonalidade de gripes e resfriados

Acredita-se que o frio seja responsável por gripes e resfriados por conta das epidemias sazonais, período conhecido pelo aumento do número de casos dessas doenças, que ocorre durante os meses de clima mais frio e seco, no outono e inverno.

Porém, a causa da gripe e do resfriado ainda é viral. O aumento nos casos ocorre por conta do clima favorecer a sobrevida dos vírus, ao mesmo tempo que adotamos o hábito de passar mais tempo em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, facilitando sua transmissão.

Mudanças bruscas na temperatura corporal podem afetar a imunidade

Em relação à crença de que pegar chuva causa gripe e resfriado, a origem pode estar no impacto que uma mudança brusca na temperatura corporal pode ter no organismo, especialmente em relação ao nosso sistema imunológico e a sua capacidade de combater invasores e doenças.

Principalmente quando estamos com o corpo quente e tomamos chuva, causando um choque térmico, ou quando o banho de chuva vem acompanhado de queda na temperatura ambiente, essa friagem pode diminuir a resposta imune e deixar o corpo vulnerável a entrada do vírus.

Como prevenir o resfriado com ou sem chuva?

De modo geral, não é possível afirmar que tomar chuva ou correr na chuva faz mal e causa resfriados.

No entanto, ficar com as roupas molhadas e permitir que esse evento cause uma baixa prolongada na temperatura corporal pode afetar negativamente a imunidade e facilitar a transmissão do vírus responsável por causar a infecção.

A melhor opção para evitar esse risco é tomar cuidado com a seleção de roupas durante épocas chuvosas e frias. Utilize diferentes camadas e escolha uma cobertura impermeável para a mais externa, seja um casaco específico ou capa de chuva.

O calçado também deve ser o mais fechado possível, se não impermeável. Também é recomendado tomar um banho morno para aquecer o corpo e colocar roupas secas em seguida, para ajudar a manter a temperatura corporal em níveis adequados.

O sistema imunológico normalmente precisa se aclimatar às mudanças de temperatura, por isso um choque térmico ou mudança brusca afeta tanto a capacidade de combater invasores sobretudo no sistema respiratório.

Para prevenir resfriados, além dos cuidados citados para quando pegar uma chuva, também é recomendado:

  • Reforçar os hábitos de higiene pessoal: usar álcool em gel ou água e sabão para higienizar as mãos sempre que tocar em superfícies e objetos ou antes de levar as mãos ao rosto;
  • Evitar objetos compartilhados: alguns vírus podem sobreviver por curtos períodos em superfícies, por isso, evite compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, talheres, canetas e similares, para diminuir o risco de transmissão;
  • Evite ambientes fechados e aglomerações: a principal forma de transmissão de gripes e resfriados ocorre através do ar. Ficar em locais fechados com outras pessoas aumenta o risco, pois não há renovação do ar ambiente, o clima fica mais seco, tornando as mucosas nasais mais vulneráveis a invasores, e a chance de uma pessoa passar o vírus para outra se torna muito grande;
  • Fortaleça sua imunidade: pratique atividades físicas, busque uma rotina de sono saudável, beba bastante água e assegure a ingestão de nutrientes por meio da alimentação ou suplementos, melhorando a capacidade do sistema imunológico em combater invasores e doenças.

E então, ficou claro? Tomar chuva não causa resfriado, mas isso não significa que pegar aquela chuva e ficar com as roupas molhadas por horas seja uma boa ideia, OK? Compartilhe o post se gostou e não deixe de acompanhar as dicas sobre saúde e bem-estar no Portal da Saúde!

Imagem ilustrativa com embalagens de todos os produtos Benegrip

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Encontre o Benegrip ideal para você

Embalagem do Benegrip Imuno Kids

Benegrip Imuno Kids

A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benedesc Plus

Benedesc Plus

Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Xarope Benetosse

Benetosse

Sua nova opção para tosse com a confiança de Benegrip

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi

Benegrip® Multi

O antigripal líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip® Multi Febre e Dor

Benegrip® Multi Febre e Dor

O mais novo aliado contra a febre e as dores causadas pela gripe nos pequenos6.

Encontre aqui Saiba mais