Limão aumenta a imunidade

O consumo de frutas é um dos principais métodos para melhorar a ingestão de vitaminas essenciais para o organismo e fornecer propriedades que estimulam o nosso bem-estar. São benefícios como esses que buscamos ao incluir na dieta uma das frutas mais famosas, refrescantes e versáteis do mundo: o limão.

Hoje podemos afirmar que o limão aumenta a imunidade, estimula a síntese de colágeno e auxilia na absorção de ferro, vantagens que já são o bastante para justificar seu consumo, mas que são apenas o início da lista de motivos para usá-lo em pratos e bebidas diversas.

Para mostrar isso, reunimos um guia com tudo sobre esse fruto valioso para nossa saúde. Vamos abordar suas origens, valor nutricional, quantidade de vitamina C e como usar o limão para aumentar a imunidade, mostrando uma receita simples de chá de limão. Continue lendo!

Origem do limão: conhecendo a fruta e suas variedades

O limão é uma fruta originária do sudeste asiático, que chegou ao Brasil por meio de navegadores portugueses e espanhóis.

Em termos de variedade, é uma das mais diversificadas no mundo. Temos o limão tahiti, limão cravo, limão siciliano e por aí vai, cada um com suas características marcantes e sabor único.

Desde que foi introduzido no país, o clima tropical se mostrou ideal para o cultivo, tanto que é colhido o ano todo, com pico produtivo entre dezembro e maio.

O Brasil é o segundo maior produtor de limão no mundo, sendo a variedade tahitia mais comum por aqui, que é um híbrido de limão cravo e lima da Pérsia.

Valor nutricional do limão

Para conhecer os benefícios que fazem o limão aumentar a imunidade e estimular um organismo saudável temos que observar primeiramente o seu valor nutricional. Por isso, confira a tabela nutricional do limão tahiti, com base em uma porção de 100g:

Nutriente

Concentração

Calorias

31,8 kcal

Proteínas

0,9 g

Fibras

1,2 g

Vitamina C

38,2 mg

Fósforo

23,8 mg

Tiamina (B1)

0,3 mg

Cálcio

51 mg

Magnésio

9,7 mg

Zinco

0,2 mg

Como podemos ver, o limão é uma ótima fonte de vitamina C, fornecendo aproximadamente 85% da quantidade recomendada para o consumo diário para a maioria das pessoas. Além disso, ele possui outras vitaminas importantes e até minerais, que conferem propriedades antioxidantes para o corpo.

Qual fruta tem mais vitamina C: laranja ou limão?

A dúvida sobre qual fruta tem mais vitamina C, se é a laranja ou o limão, é muito comum. Em valores aproximados, o limão tem uma média de 38,2 mg desse nutriente em uma porção de 100 g, enquanto a laranja  oferece uma média de 53,2 mg na mesma quantidade de fruta.

Esses valores podem variar de acordo com o fruto e a sua variedade.

Limão aumenta a imunidade?

Toda fruta cítrica acaba sendo associada à prevenção de doenças, principalmente infecções respiratórias como gripes e resfriados, mas afinal de contas, é verdade que o limão aumenta a imunidade?

A resposta é sim, ele é capaz de melhorar o funcionamento e acelerar a resposta do sistema imune às ameaças que entram em contato com o nosso organismo.

Isso porque ele possui compostos ativos com propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Com base nessas ações, ele permite que o nosso corpo se prepare melhor e consiga ter maior eficiência no combate a bactérias, vírus e outros microrganismos que podem provocar doenças.

Também é importante notar que as capacidades antioxidantes e o estímulo à produção de colágeno ajudam a prevenir o envelhecimento celular e fazer as estruturas que formam nossos tecidos serem mais fortes, efetivamente otimizando as barreiras do nosso corpo contra microrganismos invasores.

+ 11 benefícios do limão para a saúde

Com base na conclusão do último tópico, podemos entender que o limão é bom para a imunidade, mas também é capaz de oferecer muitas outras vantagens para nossa saúde. Confira uma lista de benefícios que o consumo do limão traz para nós:

  1. previne o envelhecimento celular e a ação dos radicais livres;
  2. previne a formação de pedras nos rins;
  3. estimula a síntese de colágeno no organismo, criando tecidos mais fortes e elásticos;
  4. deixa a pele mais bonita, saudável e vistosa;
  5. auxilia a quebra e absorção do ferro, prevenindo a anemia;
  6. pode ajudar na prevenção de certos tipos de câncer;
  7. previne crises para quem sofre de asma;
  8. ajuda o corpo a manter a pressão sanguínea controlada;
  9. pode estimular a perda de peso;
  10. melhora a cicatrização;
  11. ajuda a elevar os níveis de energia e disposição, combatendo a fadiga e o cansaço muscular.

Como fazer chá de limão para aumentar a imunidade?

Pronto, agora você já sabe que o limão aumenta a imunidade e traz ao menos outros 11 benefícios para saúde, mas como podemos utilizar essas vantagens para fortalecer as defesas do organismo e ajudar o corpo a se recuperar de gripes e resfriados?

Pensando nisso, vamos mostrar como fazer chá de limão para aumentar a imunidade em duas receitas diferentes, uma clássica e agradável para todos os gostos, enquanto a outra é um pouco diferente, apesar de poder assegurar um reforço extra para a saúde. Confira:

Receita 1: chá de limão, gengibre e mel

Essa é uma receita clássica para quem está gripado ou resfriado, fornecendo vitamina C, minerais e antioxidantes para o corpo se recuperar mais rápido. Veja a lista de ingredientes e como preparar:

ingredientes:

  • 1 limão médio cortado em rodelas (pode ser substituído apenas pelo suco do limão);
  • 1 colher de chá de gengibre em pó ou cortado em lascas;
  • 150 ml de água;
  • mel a gosto para adoçar.

preparo:

  • junte a água, o limão e o gengibre em uma panela e leve ao fogo até ferver, espere dois minutos, desligue o fogo e aguarde por mais dois minutos;
  • coe o conteúdo da panela em uma xícara;
  • adicione o mel para adoça-lo a seu gosto e estará pronto!

Receita 2: chá de limão com alho

Essa é uma alternativa mais forte e que muita gente nem considera, mas o resultado é uma bebida capaz de reforçar a imunidade e com um sabor que não é nada mal. Aprenda a prepará-la:

ingredientes:

  • 1 dente de alho picado;
  • 1 limão cortado em rodelas;
  • 200 ml de água;
  • mel, açúcar ou adoçante à gosto.

preparo:

  • leve todos os ingredientes ao fogo, menos o que usar para adoçar o chá;
  • espere ferver e aguarde dois a quatro minutos depois que levantar fervura;
  • retire do fogo e coe;
  • adoce a seu gosto, espere a temperatura ficar adequada ao consumo e tome a bebida ainda quente.

Dica bônus: não espere o chá esfriar muito, pois o sabor e o cheiro do alho podem ficar mais fortes com o passar do tempo. Quando a bebida está quente, eles ficam menos marcantes.

Espero que tenha gostado do conteúdo, aprendido algumas coisas sobre os benefícios dessa fruta e como o limão aumenta a imunidade. Se testar essas receitas, não deixe de comentar o que achou!

Continue acompanhando o Portal da Saúde para mais dicas e conteúdos como esse. Até a próxima!

Imagem ilustrativa com embalagem do produto Benegrip Imuno Energy

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Gul Z, Monga M. Medical and dietary therapy for kidney stone prevention. Korean J Urol. 2014;55(12):775-779. doi:10.4111/kju.2014.55.12.775


Wang L, Wang J, Fang L, et al. Anticancer activities of citrus peel polymethoxyflavones related to angiogenesis and others. Biomed Res Int. 2014;2014:453972. doi:10.1155/2014/453972


Fukuchi Y, Hiramitsu M, Okada M, et al. Lemon Polyphenols Suppress Diet-induced Obesity by Up-Regulation of mRNA Levels of the Enzymes Involved in beta-Oxidation in Mouse White Adipose Tissue. J Clin Biochem Nutr. 2008;43(3):201-209. doi:10.3164/jcbn.2008066


Shaik-Dasthagirisaheb YB, Varvara G, Murmura G, et al. Role of vitamins D, E and C in immunity and inflammation. Disponível em: http://europepmc.org/article/med/23830380#abstract. Acesso em junho/2022.


Lane DJ, Jansson PJ, Richardson DR. Bonnie and Clyde: Vitamin C and iron are partners in crime in iron deficiency anaemia and its potential role in the elderly. Aging (Albany NY). 2016;8(5):1150-1152. doi:10.18632/aging.100966


Hemilä, H. Vitamin C and common cold-induced asthma: a systematic review and statistical analysis. All Asth Clin Immun 9, 46 (2013). https://doi.org/10.1186/1710-1492-9-46


Shuichi Shibuya, Yusuke Ozawa, Toshihiko Toda, Kenji Watanabe, Chisa Tometsuka, Takayuki Ogura, Yoh-ichi Koyama & Takahiko Shimizu (2014) Collagen peptide and vitamin C additively attenuate age-related skin atrophy in Sod1-deficient mice, Bioscience, Biotechnology, and Biochemistry, 78:7, 1212-1220, DOI: 10.1080/09168451.2014.915728


Kato Y, Domoto T, Hiramitsu M, et al. Effect on blood pressure of daily lemon ingestion and walking. J Nutr Metab. 2014;2014:912684. doi:10.1155/2014/912684


Encontre o Benegrip ideal para você

Embalagem do Benedesc Plus

Benedesc Plus

Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais