Benegrip Imuno Kids
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Você já ouviu falar em alimentação intuitiva? Esse método alimentar foi desenvolvido nos anos 90 por terapeutas nutricionais, com o objetivo de mudar a forma como nos relacionamos com a comida e o comportamento geral que temos durante as refeições.
Sua base consiste em comer sem culpa e de maneira consciente, fugindo de dietas restritivas, contagem de calorias ou programas fixos difíceis de cumprir. Por outro lado, temos de dedicar mais atenção ao que colocamos no prato, sabendo que exageros e alimentos pouco nutritivos não trazem benefícios.
Esse cuidado é importante para nossa qualidade de vida e pode influenciar até mesmo nossa imunidade, já que uma dieta bem variada, que inclui fontes de vitaminas e minerais, pode contribuir para as defesas do organismo.
Quer saber mais sobre os princípios da alimentação intuitiva e como ela pode funcionar e ajudar você a ter uma vida mais saudável? Então continue lendo!
O método de alimentação intuitiva tem uma proposta de mudar a forma como enxergamos as refeições e uma vida mais saudável. De modo geral, ela contempla aplicar uma visão mais positiva e consciente sobre esses conceitos e como eles afetam nosso corpo.
Funcionando como um estilo de vida, o comer intuitivo incentiva cada pessoa a atender as necessidades do seu corpo, priorizando alimentos que ela sabe que são certos, ao mesmo tempo que passa a organizar a quantidade das porções ingeridas pela perspectiva da saciedade.
Assim, podemos priorizar alimentos naturais, como frutas, legumes e hortaliças, que servem como fonte de nutrientes que promovem o bem-estar do nosso corpo, ajudam a manter as funções biológicas em alto nível e até mesmo melhoram a ação do sistema imunológico.
Por si só, a alimentação consciente e intuitiva não é uma dieta, atua mais como uma mudança de hábito e perspectiva. Dessa forma, ela acaba sendo aliada em outras iniciativas saudáveis, como começar a praticar atividades físicas ou mudar a dieta para lidar com problemas de saúde diversos.
A alimentação intuitiva estimula o comer consciente e sem culpa. Ela faz isso mudando nossa perspectiva em relação à comida, às refeições e ao nosso próprio corpo. Sua proposta envolve um método mais positivo de lidar com esses fatores, o que pode ser benéfico e funcional para pessoas de diferentes realidades, tipos físicos e condições de saúde.
Para termos uma ideia prática de como isso pode funcionar, é importante conhecer a tabela dos 10 princípios da alimentação intuitiva:
Princípio |
Significado |
|
Evite ter uma visão muito rígida sobre o que se come e priorize uma alimentação tão saudável quanto prazerosa |
|
Não fique preso a horários e a número de refeições, coma quando sentir fome e entenda os sinais que seu corpo oferece |
|
Tenha uma boa relação com os alimentos, priorizando a flexibilidade e o equilíbrio ao invés de pensar no que é certo ou errado comer |
|
Refute pensamentos disfuncionais que julgam a forma como está se alimentando e causam estresse, sejam eles internos ou externos |
|
Entenda quando está saciado e respeite os sinais que o corpo fornece, evitando exageros ou mesmo uma alimentação insuficiente para sua fome |
|
Comer de forma consciente significa apreciar os fatores que geram satisfação, que são os diferentes sabores, aromas, cores e texturas que compõem uma boa refeição, para a qual você se dedica com atenção |
|
Saiba quando é fome de verdade e quando é fome emocional, quando estamos infelizes e tentamos compensar comendo impulsivamente |
|
Aceite seu corpo como ele é e sinta-se bem consigo mesmo, evitando rótulos e padrões que não se aplicam ao seu tipo físico |
|
A prática de atividades físicas promove a sensação de bem-estar, não precisa ser um fator que gera pressão ou punição para quem fugiu da dieta ou está com a autoimagem prejudicada |
|
Embora estimule o desapego de conceitos de certo e errado, a alimentação intuitiva aceita a nutrição gentil. Por meio dela, reconhecemos as comidas que fazem bem para a saúde, sem que isso signifique ser obcecado ou extremamente restritivo |
Como podemos observar, os princípios do comer intuitivo vão além da alimentação e desafiam as imposições e o estresse de dietas convencionais que podem desmotivar quem não consegue segui-las à risca.
Ao mesmo tempo, objetiva incentivar a boa relação com a comida, com o seu emocional e com o próprio corpo.
Um dos maiores benefícios para quem adota a alimentação intuitiva está na forma mais positiva como passa a enxergar a comida. Em geral, dietas muito complexas ou restritivas podem despertar a sensação de culpa ou falha, da mesma forma que uma alimentação desorganizada afeta nossa relação com o próprio corpo e aquilo que comemos.
As bases desse método estão em nossa intuição, inteligência emocional e racional, oferecendo estímulos para conhecermos as necessidades nutritivas de nosso corpo, quais alimentos atendem essa necessidade e como eles afetam nosso bem-estar.
Outro ponto positivo pode ser a melhor variedade de alimentos que compõem nossa dieta, principalmente frutas, legumes e outros vegetais. Dessa forma, aumentamos a ingestão de nutrientes que contribuem para o funcionamento e manutenção do nosso corpo.
Além disso, visa a acabar com as barreiras e a pressão criada em métodos tradicionais de dieta, que seguem regras fixas que podem não ser assimiladas facilmente por algumas pessoas.
Isso não quer dizer que dietas não possam funcionar, mas reconhece que alguns indivíduos podem ter problemas para adotá-las e acabar sofrendo com a desmotivação por não conseguir praticá-las.
A melhor maneira de colocar a alimentação nutritiva em prática é levar os seus princípios básicos para o seu dia a dia, observando como é possível adaptá-los de maneira funcional. Ao mesmo tempo, devemos ter o cuidado de mudar a forma como interagimos com aquilo que comemos.
Para isso, é importante aproveitar as refeições, praticar atividades que promovem o seu bem-estar e dar a devida atenção para os fatores emocionais que podem afetar nossa autoestima e a visão que temos do nosso corpo.
Idealmente, para ter os melhores resultados com o método de alimentação intuitiva, é recomendado ampliar o conhecimento sobre os grupos alimentares, como eles atendem as necessidades nutritivas do nosso organismo e quais são os sinais que nosso corpo é capaz de fornecer.
Vale destacar ainda que a alimentação consciente e intuitiva pode ser uma grande aliada de tratamentos que exigem melhores hábitos, como é o caso de pessoas que sofrem com diabetes, pressão alta e distúrbios alimentares diversos.
Nesses casos, ela pode ser combinada ao acompanhamento médico e psicológico para promover a melhor qualidade de vida possível.
E então, gostou da ideia? Está pronto para praticar a alimentação intuitiva na sua rotina e comer sem culpa? Esperamos que o post tenha ajudado a motivar sua busca por uma vida mais saudável. Para mais conteúdos como esse, acompanhe o Portal da Saúde. Até a próxima!
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos
Sua nova opção para tosse com a confiança de Benegrip
O antigripal líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos.
O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1
Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.
Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.
Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.
O mais novo aliado contra a febre e as dores causadas pela gripe nos pequenos6.